O Corinthians está eliminado da Copa Libertadores da América de 2023. O Timão foi derrotado para o Independiente Del Valle por 3 a 0 nesta quarta-feira (7), em Guayaquil, no Equador, pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental, e não tem mais chances matemáticas de avançar às oitavas de final. Michael Hoyos (x2) e Sornoza fizeram os gols da equipe equatoriana na partida.
Esta é a segunda eliminação do Corinthians na fase de grupos da Libertadores em 17 participações na competição. A única fez que o Timão havia caído nos grupos do torneio foi em 1977, ano em que disputou o campeonato pela primeira vez. A notícia positiva é a vitória do Argentinos Jrs por 2 a 1 sobre o Liverpool, resultado que deixa a equipe do Parque São Jorge a um empate de se classificar na Sul-Americana.
O terceiro colocado de cada grupo da Libertadores se classifica para a segunda competição mais importante da América do Sul. Em caso de classificação, o Timão vai ao playoff das oitavas de final da Copa Sul-Americana e vai encarar um dos segundos colocados por uma vaga no mata-mata do torneio. O confronto contra o Liverpool acontece no dia 28 (quarta-feira) de junho, às 21h30.
O próximo adversário do Corinthians na temporada será o Cuiabá, neste sábado (10), às 18h30, na Neo Química Arena, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão é o 16º colocado da competição nacional com oito pontos.