A Nova Zelândia abriu a Copa do Mundo feminina 2023 com vitória nesta quinta-feira (20). Co-anfitriãs do torneio ao lado da Austrália, as neozelandesas venceram a Noruega por 1 a 0.
O jogo no Eden Park, em Auckland, foi válido pela primeira rodada do Grupo A. Na sexta-feira (21), Filipinas e Suíça se enfrentam pela mesma chave no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin (Nova Zelândia).
O único gol da partida foi marcado aos 3 minutos do segundo tempo, em jogada toda tramada pela direita. Jacqui Hand avançou e cruzou baixo para a área; Hannah Wilkinson escorou e mandou para as redes da goleira Aurora Mikalsen.
O time da Oceania ainda teve a chance de ampliar aos 45 minutos, em pênalti marcado após toque de bola na mão de Tuva Hansen. No entanto, a experiente Ria Percival acertou o travessão e desperdiçou.
Com o resultado, além dos três pontos, as neozelandesas conquistaram a primeira vitória da história da equipe em Copas do Mundo. Em cinco participações anteriores (1991, 2007, 2011, 2015 e 2019), a equipe contabilizava três empates e 12 derrotas.
As duas seleções agora voltam a entrar em campo na terça-feira (25). A Nova Zelândia encara as Filipinas em Wellington (Nova Zelândia), enquanto a Noruega mede forças com a Suíça em Hamilton (Nova Zelândia).