O Ceará foi campeão da Copa do Nordeste pela 3ª vez na história. Mas não foi fácil. O time teve que aguentar muita pressão do Sport na Ilha do Retiro e perdeu por 1 a 0. Mas como tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 1, a decisão foi para os pênaltis. E o goleiro Richard saiu como herói da decisão.
O Sport dominou o jogo desde os primeiros minutos. Até que, aos 26 minutos, o gol saiu após um erro de Danilo Barcelos, que tinha entrado no lugar de Willian Formiga. Luciano Juba aproveitou a falha e marcou para o Sport.
O 2º tempo começou com o mesmo ritmo. Juba, Jorginho e Edinho tiveram boas chances de gol logo nos primeiros 10 minutos, mas desperdiçaram.
Depois o Ceará passou a acertar mais contra-ataques e teve presença ofensiva. Mas a melhor chance ainda foi do Sport, em um lance que teve duas bolas na trave.
Então a decisão foi para os pênaltis. Na primeira cobrança, Renan defendeu. Mas o juiz mandou voltar, por ele ter se adiantado. Danilo Barcelos chutou de novo e fez o gol. Logo depois Richard defendeu a cobrança de Luciano Juba.
Jean Carlos e Vagner Love acertaram os pênaltis seguintes. Mas o chute de Guilherme Castilho, do Ceará, tocou em Renan e parou na trave. Sabino empatou a disputa na sequência.
Mas o goleiro Richard defendeu uma cobrança, enquanto Luvannor e Erick bateram com sucesso, então o Ceará partiu para a comemoração.