
João Fonseca fez história neste domingo (16): ele derrotou Francisco Cerundolo e se tornou o tenista brasileiro mais jovem a conquistar um torneio de ATP 250. Essa foi a quarta vitória dele contra um argentino na mesma competição, na casa deles, em Buenos Aires. Antes tinha superado Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Mesmo com muita torcida contra, o brasileiro de 18 anos mostrou uma frieza incrível para ganhar, neste domingo, pelo placar de 2 sets a 0 (6/4 e 7/6). Assim virou o décimo tenista mais jovem na história a vencer um torneio de ATP.
Os dois jogadores começaram claramente nervosos e tiveram os saques quebrados. Fonseca, que precisou de atendimento médico no jogo anterior, teve que pedir um remédio.
Mas mesmo sem estar 100% fisicamente, o brasileiro entrou no jogo primeiro que o argentino. Quando a partida estava 3 a 3, Cerundolo cometeu muitos erros não forçados e teve o saque quebrado: 4 a 3. Na sequência Fonseca sacou bem e fez 5 a 3.
Cerundolo até reagiu, encaixou bolas curtas, passou a sacar melhor e fez 5 a 4. Mas Fonseca devolveu da mesma forma e fechou o primeiro set com um ace: 6 a 4.
Com os dois tenistas mais tranquilos, o segundo set começou com um nível melhor. E se manteve equilibrado até o 2 a 2, quando Cerundolo errou duas vezes e teve o saque quebrado. Na sequência Fonseca sacou, teve dificuldades, mas conseguiu vencer o game e abrir 4 a 2.
Cerundolo reagiu e confirmou o próprio saque rapidamente. Mas Fonseca também não teve dificuldade e, com saques precisos, fez 5 a 3.
Depois foi a vez do argentino sacar e, mais uma vez, ele conseguiu diminuir: 5 a 4. No game que podia ser decisivo, João errou demais. Cerundolo aproveitou, fez 5 a 5 e pediu para a torcida argentina fazer mais pressão.
João não sentiu a pressão, fez 3 pontos seguidos e depois quebrou o saque de Cerundolo: 6 a 5 para o brasileiro. Mas foi a vez de João sentir o nervosismo pra fechar o jogo. Errou demais nas trocas de bola. Cerundolo venceu o game e empatou: 6 a 6.
Então o set teve que ser decidido no tie-break. Fonseca voltou a mostrar frieza, e mesmo arriscando demais, abriu 4 a 0. Cerundolo pontuou, mas voltou a errar e logo acabou o jogo: 7 a 1 no tie-break.