Jogo Aberto

Foi pênalti para o Palmeiras? Ronaldo e Renata Fan discordam

Lance que decidiu a partida pela Libertadores foi marcado após checagem do VAR

Da Redação, com Jogo Aberto

A vitória do Palmeiras sobre a Universidad Católica, do Chile, na última quarta-feira, 15, pelas oitavas de final da Libertadores, foi marcada por uma polêmica. O gol do triunfo de 1 a 0 foi marcado por Raphael Veiga, em lance de pênalti – após cruzamento, a bola bateu no braço do jogador do time chileno. Após checar o VAR, o árbitro uruguaio Andres Matonte marcou a penalidade. O juiz acertou? No Jogo Aberto desta quinta, 16, Ronaldo Giovaneli e Renata Fan discordaram.

Para o ex-goleiro, a arbitragem errou: “não dá para dar um pênalti desse, que [a bola] bate no corpo e explode na mão”.

Ronaldo ainda lançou um alerta: ele teme que, diante das reclamações, principalmente dos chilenos – o Cerro Porteño também chiou pelo apito no duelo com o Fluminense –, a arbitragem seja tendenciosa nas partidas de volta.

“Eu estou preocupado om esse jogo dos brasileiros na volta. Tenho medo da arbitragem”, disse.

Um vídeo da Conmebol com orientações para a arbitragem, porém, dá razão Matonte. E Renata Fan se apoia nele para afirmar que o juiz acertou.

“Quando ele [jogador da Católica] faz esse movimento, é antinatural. Não precisava, amplia o espaço e é favorecido com o bloqueio da bola”, afirmou a apresentadora, que vê “desconhecimento da regra” na bronca dos chilenos.

Por fim, Ronaldo criticou a falta de critério.

"Não questiono a regra, questiono a arbitragem que a cada jogo faz uma interpretação da regra", disse.

Tópicos relacionados