Jogo Aberto

João Pedro Sgarbi: conheça o novo comentarista do Jogo Aberto

Paulistano venceu o reality show Microfone Aberto no Kwai e vai fazer parte do programa

Da Redação, com Jogo Aberto

João Pedro Sgarbi, 19 anos, novo comentarista do Jogo Aberto
João Pedro Sgarbi, 19 anos, novo comentarista do Jogo Aberto
Jogo Aberto/Band

O Jogo Aberto tem um novo comentarista! João Pedro Sgarbi foi o grande campeão do Microfone Aberto no Kwai, reality show que escolheu o novo integrante do programa esportivo da Band, e agora vai se juntar a Renata Fan, Denílson Show e companhia na atração que completou 14 anos no ar. 

“Falei pra galera em off que nem sei como eu agiria se ganhasse. Vou falar um dia pro meu filho isso. Esse troféu não é só meu, mas dos dois finalistas, que são sensacionais. Quero fazer um agradecimento especial a um cara que me deu a primeira oportunidade, o Gabriel, que tá assistindo. Agora bora com tudo. Feliz demais!”, vibrou o vencedor com o troféu em mãos.

Assista ao momento do anúncio do vencedor:

Natural de São Paulo, Sgarbi é literalmente um novo comentarista. Com apenas 19 anos recém-completados em junho, o estudante de Publicidade e Propaganda vai ser o caçula da turma do Jogo Aberto. “É um menino, mas fala de futebol como um veterano. Eu tenho idade para ser mãe dele!”, brincou Renata.

Enquanto a estreia não chega, conheça abaixo um pouco mais sobre João Pedro Sgarbi e relembre a batalha que ele enfrentou no Microfone Aberto até conseguir a tão sonhada cadeira do programa.

Torcedor do São Paulo 

Apaixonado por futebol desde pequeno, Sgarbi será o primeiro integrante “100% são-paulino” do Jogo Aberto, já que Denílson se diz metade tricolor e metade torcedor do Palmeiras.

O amor pelo São Paulo inclusive levou o jovem a começar a trabalhar com o futebol, produzindo conteúdos para um portal de notícias que cobre o dia a dia da equipe paulista.

Conforme o Microfone Aberto no Kwai foi avançando, a nação tricolor se engajou cada vez mais em puxar votos para Sgarbi nas enquetes populares e a apoiar o candidato nas redes sociais.

A torcida teve anônimos e também famosos. Luís Fabiano, terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, e Julio Casares, presidente do clube, mandaram mensagens especiais e reforçaram a torcida de Sgarbi na disputa do reality show. 

“Rivalidade é só dentro de campo”

Sgarbi contou que a linguagem “descontraída e despojada” do Jogo Aberto o motivaram a se inscrever no Microfone Aberto no Kwai. “Sempre fui assim na minha vida. Quando minha mãe bateu na porta do meu quarto e falou ‘vai que é sua oportunidade’, eu falei ‘lógico que vou tentar’. Também tenho opinião forte sobre alguns assuntos. Me identifico muito com os integrantes do programa”, disse. 

O novo integrante inclusive considera que a atração preenche uma lacuna especial no futebol. “O diferencial é que é um programa leve. A gente precisa disso na TV, onde vemos muitas coisas pesadas. O Jogo Aberto tem o tom de humor, com os comentaristas se zoando e brincando. Sinto falta disso hoje no futebol, dessa brincadeira entre rivais. A rivalidade é dentro de campo. Fora tem que zoar e brincar. Todos são amigos”.

Para Sgarbi, um bom comentarista “tem que ter opinião forte, mas saber também ouvir o outro lado”. “E claro que tem que ter conhecimento sobre futebol, estar por dentro de tudo, e acompanhar as ligas nacionais e também internacionais”, completou. 

Trajetória no Microfone Aberto

Entrar para o Jogo Aberto não foi nada fácil. Primeiro, João Pedro Sgarbi foi um dos 24 candidatos que ultrapassaram a fronteira da fase de inscrição do Microfone Aberto no Kwai, reality show criado em parceria entre o programa e o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos.

O são-paulino foi uma das 97 mil pessoas que gravaram na rede social um vídeo respondendo a pergunta “por que eu quero ser o novo comentarista do Jogo Aberto?” e mostrou originalidade, carisma e simpatia. Para completar, ele também foi bem no quiz sobre futebol que os candidatos tiveram que responder no site do programa.

Nas oitavas de final, Sgarbi superou Felipe Noronha, de São Paulo, e Warlen Veiga, de Volta Redonda, em disputa emocionante. Os três tiveram que gravar no Kwai um vídeo analisando a vitória por 2 a 1 do Manchester City sobre o Paris Saint-Germain, pela semifinal da Liga dos Campeões 2020/2021. Sgarbi foi o preferido de Ronaldo Giovaneli, Edílson, Denílson e Renata Fan e passou com quatro votos, seguido de perto por Noronha (escolha do público, de Héverton Guimarães e de João Paulo Cappellanes). Confira no vídeo abaixo!

Nas quartas de final, Sgarbi enfrentou Luiz Felipe Garcia, do Rio, e realizou o sonho de conhecer pessoalmente aqueles que agora serão seus futuros colegas. Além de mais uma prova no Kwai (acertar palpites de cinco jogos que rolaram na semana do confronto), os dois candidatos foram aos estúdios da Band e se enfrentaram num debate em formato de perguntas e respostas.

Sgarbi e Luiz Felipe falaram sobre como Dudu deve ser aproveitado quando voltar ao Palmeiras e sobre quem são os três melhores jogadores do mundo. O paulistano, que já havia levado a melhor nos palpites, foi o preferido de Héverton Guimarães, Ronaldo Giovaneli, Chico Garcia, Ulisses Costa, Denílson e Renata Fan e se classificou (relembre no vídeo abaixo).

Na semifinal, Sgarbi enfrentou Tutti Batista, de Osasco. No Kwai, os dois tiveram que usar a função dueto e responder duas perguntas de Denílson: quem vai ser o campeão brasileiro de 2021 e qual jogador da seleção olímpica caberia na seleção principal. O paulistano foi o melhor para 66% dos votantes no site do Jogo Aberto e saiu na frente da disputa. 

Já na segunda etapa, João Pedro e Tutti deram uma entrevista virtual a Denílson e responderam dúvidas como qual nota eles dão ao trabalho de Tite na seleção ou ao trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras. Sgarbi foi o preferido de Héverton Guimarães, Ronaldo Giovaneli, Chico Garcia, João Paulo Cappellanes, Ulisses Costa e Renata Fan e confirmou a vaga na final.

Na grande decisão, Sgarbi encarou Tutti Batista (que venceu uma repescagem) e Alan D’Orazio, de São Paulo. O trio fez duas provas no Kwai - apresentar um bordão e ler um “TP”, o famoso visor que ajuda os apresentadores a ler um texto ao vivo na TV - e ainda teve a chance de participar presencialmente do debate do Jogo Aberto para provar que mereciam a vaga no programa.

Relembre a participação de Sgarbi no debate:

“Tá maluco, sem palavras para agradecer! Participar do Jogo Aberto, falar sobre futebol, sobre o São Paulo e ter uma resenha com pessoas que eu tanto admiro não tem preço”, disse Sgarbi, que sempre chamou a atenção dos comentaristas com a sua voz grave - apesar da pouca idade.

Dono do bordão “bora com tudo”, Sgarbi venceu a enquete popular no site do Jogo Aberto com 45% e somou o primeiro ponto na final. Em seguida, Renata Fan e os comentaristas do programa analisaram o conjunto da obra e decretaram que o jovem paulistano seria o novo colega de estúdio.

João Pedro Sgarbi levantou o troféu do Microfone Aberto no Kwai nesta terça-feira (22) ao vivo. Seja bem-vindo ao Jogo Aberto!

Tópicos relacionados