Jogo Aberto

Microfone Aberto no Kwai: João Pedro Sgarbi é o campeão

Reality Show escolheu o novo comentarista do Jogo Aberto, da Band!

Da Redação, com Jogo Aberto

Depois de três meses de muita disputa, emoção e diversão, João Pedro Sgarbi, 19 anos, natural de São Paulo e torcedor do São Paulo, foi o grande vencedor do Microfone Aberto no Kwai, reality show que escolheu o novo comentarista do Jogo Aberto, da Band.

Na grande final, o paulistano derrotou Alan D’Orazio, 36 anos, natural de São Paulo e torcedor do Corinthians, e Tutti Batista, 20 anos, natural de Osasco.

A exemplo do que ocorreu ao longo de todo o reality, a final também foi definida em disputas no Kwai, aplicativo de vídeos curtos, e na atração da Band. Sgarbi teve que superar Alan D’Orazio, 36 anos, natural de São Paulo e torcedor do Corinthians, e Tutti Batista, 20 anos, natural de Osasco e torcedor do Palmeiras.

O trio passou por duas provas no Kwai - criar um bordão e ler um “TP”, o famoso visor que serve de apoio para os apresentadores - e ainda teve a chance de participar ao vivo do debate do Jogo Aberto para provar que mereciam a tão sonhada vaga. 

No fim, Sgarbi ganhou a enquete popular e também foi o preferido da apresentadora Renata Fan e dos comentaristas. Ele recebeu o troféu de campeão ao vivo, na grande final exibida no dia 22 de junho. 

Mais de 97 mil vídeos

O sucesso do Microfone Aberto provou que muitos brasileiros não só sonham em se tornar comentaristas de futebol de um famoso programa de televisão, mas também levam bastante jeito para a função. 

Desde o início, o Microfone Aberto foi dividido entre a TV e o Kwai, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos. Democrática, a fase de inscrições permitiu que qualquer pessoa maior de 18 anos, com formação universitária ou não, pudesse participar do reality. Para isso, bastava responder um quiz sobre futebol no site do programa, além de gravar um vídeo no Kwai respondendo a pergunta: “por que eu quero ser o comentarista do Jogo Aberto”?

Fãs de futebol ao redor do Brasil se empolgaram com o reality. Tanto que entre 8 de março e 5 de abril, prazo para inscrições, 97 mil vídeos foram postados no Kwai. Diariamente, o programa mostrou alguns dos conteúdos divertidos, criativos e por vezes inusitados - os candidatos puderam inclusive usar filtros específicos criados pelo app para o concurso, além dos outros recursos como efeitos de som, músicas e layouts. 

Diante de tanto engajamento, o desafio para selecionar apenas 24 participantes para a disputa das oitavas de final do Microfone Aberto foi enorme. “Fizemos uma análise de cada vídeo e de cada candidato. Nosso intuito era que fosse algo bem diversificado, mas o que pesou mesmo foi a espontaneidade, a naturalidade, a maneira como a pessoa aproveitou aquele vídeo curto para poder fazer seu próprio marketing e mostrar suas habilidades de comunicação. Selecionamos aqueles que efetivamente se destacaram e que mostraram originalidade. Foi um processo árduo, que deu muito trabalho para a nossa produção, mas ficamos muito felizes com o resultado”, destaca Renata Fan, apresentadora do Jogo Aberto há 14 anos.

Fase mata-mata

O Jogo Aberto anunciou em 6 de abril que os 24 selecionados para as oitavas eram de seis estados diferentes: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. O programa inclusive levou ao ar a reação de cada um deles quando a produção anunciou que haviam se classificado. Assista abaixo: 

Na fase oitavas de final, realizada entre 11 de abril e 6 de maio, os 24 participantes foram divididos em oito trios e se enfrentaram em disputas emocionantes no Kwai: o desafio era analisar um jogo determinado pela produção em até 57 segundos (tempo limite da rede social) e usar os filtros especiais do Jogo Aberto do app. 

Coube a Renata Fan, aos comentaristas do programa e ao público (em enquete no site do Jogo Aberto) votarem em seus preferidos. A escolha popular e a escolha dos convidados teve o mesmo peso, e o candidato (ou candidata) que somou mais pontos em cada trio seguiu para a fase seguinte.

Já as quartas de final do Microfone Aberto começaram em 9 de maio, e os confrontos foram divididos em duas etapas. Na primeira, os concorrentes tiveram que postar no Kwai os palpites para cinco jogos determinados pela produção - os candidatos usaram o formato de filtro “isso ou aquilo”, um dos mais populares da rede social. Quem acertasse mais resultados somava o primeiro ponto na disputa.

A segunda etapa consistiu em debates frente a frente, nos estúdios da Band. Devidamente testados contra a Covid-19, os participantes de cada duelo discutiram sobre um tema relacionado ao futebol no formato de pergunta, resposta e réplica. 

Renata e os comentaristas do Jogo Aberto acompanharam de perto o debate e votaram nos seus preferidos. O público também pôde seguir votando no site, com a enquete sendo usada como critério de desempate na disputa (foram mais de 600 mil votos até o momento, somando todos os confrontos do mata-mata). No dia 21 de maio, foi anunciado o quarto e último semifinalista.

Semi e repescagem

As semifinais do Microfone Aberto no Kwai começaram no dia 28 de maio. Alan D’Orazio enfrentou Igor Pagliuso, enquanto João Pedro Sgarbi duelou com Tutti Batista.

As disputas ocorreram mais uma vez de forma gamificada, com um desafio no Kwai (que envolveu o dueto, um dos recursos mais populares da rede social) e outro ao vivo no programa (Renata e Denílson entrevistaram os concorrentes por skype).

Após o público, Renata e os comentaristas votarem, Alan e João Pedro levaram a melhor nos confrontos e se garantiram na decisão, enquanto Tutti chegou à final após vencer Igor na repescagem.  Na final, João Pedro Sgarbi foi o vencedor.