Jogo Aberto

"Razão ele teve e ninguém pode discordar", afirma Renata Fan sobre Edenílson

Lateral do Internacional afirmou ser chamado de macaco por Rafael Ramos, do Corinthians

Da redação, com Jogo Aberto

"Razão ele teve e ninguém pode discordar", afirma Renata Fan sobre Edenílson
"Razão ele teve e ninguém pode discordar", afirma Renata Fan sobre Edenílson
Flickr/Internacional

No último sábado, 14, Internacional e Corinthians se enfrentaram pela sexta rodada do Brasileirão. A partida terminou em 2 a 2, no entanto, um lance envolvendo um suposto caso de racismo foi o destaque do jogo.

Edenílson, lateral do Internacional, disse ter sido chamado de “macaco” por Rafael Ramos, do Corinthians. O jogador do Timão, por sua vez, afirmou que não houve nenhuma ofensa racista.

Renata Fan, apresentadora do Jogo Aberto, comentou nesta segunda-feira, 16, que conhece Edenílson e que, se ele reclamou, houve motivo para isso. Ela destacou que o histórico do jogador não corresponde a reclamações, mas sim uma postura de liderança.

“Eu conheço muito bem o Edenílson, dos poucos jogadores que eu possa falar algo no futebol brasileiro. Pela longevidade, ética, como se comportou em outros clubes, é um líder. Para ele ter ficado dessa maneira, realmente, razão ele teve e ninguém pode discordar disso. Agora, a questão da intenção, quem vai ter que buscar prova é a polícia e depois a Justiça. Porque tem que ser provada, mas é algo muito grave”, disse a apresentadora.

Apresentadora ressaltou ainda que o caso deve ser investigado pelos órgãos responsáveis, e o futebol não pode ser uma válvula de escape para cometimento de crimes.

“Isso tem que ser averiguado e levado a sério. Independentemente da conclusão, isso não pode acontecer. Futebol não pode mais ser um lugar onde as pessoas escondem o crime, deixam de lado e a impunidade existe”, disparou.

Expulsão de Zidane como exemplo

Renata Fan afirmou que o futebol, ainda assim, é um espaço que pode deixar os jogadores de cabeça quente, ocasionando palavrões, mas não cabem crimes. Ela aproveitou para relembrar um caso em que Zidane foi agrediu Materazzi após ser ofendido.

“Um dos atletas mais celebrados no futebol mundial é o Zidane, e em uma decisão na Copa do Mundo [de 2006], reagindo uma ofensa à família [deu uma cabeçada em Materazzi e foi expulso]. A gente não sabe a extensão, o quanto isso causa na pessoa e você [Denílson] que jogou bola, sabe quando um cara está falando de cabeça quente ou quando quer te ofender”, disse.

A apresentadora finalizou lamentando que o futebol seja um espaço em que esses casos aconteçam. Recentemente, a Conmebol precisou alterar o regulamento para que o racismo seja inibido no esporte.

Tópicos relacionados