No aniversário de 47 anos, Renata Fan falou sobre o início de sua carreira como apresentadora e relembrou como conseguiu passar por momentos em que tentaram sabotar a sua presença na televisão.
“Quando eu comecei, logicamente que eu era muito mais insegura, muito menos crente no meu trabalho, na profissional que eu poderia me tornar, mas é impressionante como eu sempre fui corajosa, talvez essa seja a grande característica do meu trabalho. Porque independentemente de ser a melhor, saber se teria espaço, se poderia realmente existir por muito tempo em televisão, eu não planejava nada disso", disse a apresentadora.
Apresentadora do Jogo Aberto há 17 anos, Renata Fan contou que por sua pouca experiência com futebol, algumas pessoas tentaram sabotar a sua carreira. Jornalista destacou que sua carreira é baseada em longevidade e aprendizado.
Muita gente tentou me sabotar por várias coisas, por eu ser uma ex-miss Brasil, porque eu era mulher e por não ter um passado no futebol
"Eu nunca almejei ser uma mulher apresentando um programa de futebol comandando o que era uma mesa redonda. Eu sempre pensei em ser feliz trabalhando e quando eu comecei, eu sabia que a resistência era enorme, muitos podem falar em preconceito – eu acho uma palavra muito forte -, mas muita gente tentou me sabotar por várias coisas, por eu ser uma ex-miss Brasil, porque eu era mulher e por não ter um passado no futebol e tudo se justificava. Mas eu sempre fui uma pessoa que amei futebol, desde os meus seis anos de idade, sou uma torcedora convicta, nunca escondi isso, em uma época em que isso era motivo de perseguição, então a minha carreira é estruturada na longevidade e no aprendizado. Eu aprendo com todo mundo, nos bastidores, vídeo, as que nos assistem. Todo mundo me trouxe maturidade”, explicou.
Ao longo de 21 anos, Renata Fan não pretende “aposentar as chuteiras” tão cedo. Segundo ela, enquanto tiver ímpeto, empenho e desejo de se revitalizar, sua presença na apresentação é garantida.
“Enquanto eu tiver motivação, empenho, continuar estudando, batalhando, me revitalizando, trazendo pessoas novas, convivendo com aquelas que sempre foram e continuam sendo importantes isso vai ter sentido. Eu vejo 21 anos de carreira, como se fosse tão pouco tempo e ainda me sinto prepara para muito, mas muito mais. Enquanto essa Renata existir, eu estarei na televisão, estarei trabalhando e fazendo algo que seja positivo. Quando eu não tiver mais esse ímpeto, aí sim é o dia de aposentar as chuteiras”, finalizou.