Esporte

Lenda da NBA, Dikembe Mutombo morre aos 58 anos

Ex-jogador de basquete lutava contra um tumor no cérebro desde 2022, mas não resistiu

Da Redação

Lenda da NBA, Dikembe Mutombo morre aos 58 anos
Dikembe Mutombo morre aos 58 anos
Divulgação / Sports Illustrated

Morreu na manhã desta segunda-feira (30) o ex-jogador de basquete Dikembe Mutombo aos 58 anos. Lenda da NBA, a principal liga do esporte no mundo, Mutombo lutava contra um tumor no cérebro desde 2022, mas não resistiu.

Dikembe Mutombo é considerado um dos maiores jogadores da história do basquete. O congolês foi escolhido para o Jogo das Estrelas da NBA em oito oportunidades e foi eleito por quatro vezes o defensor do ano. Ele atuou na liga por 17 temporadas e passou por Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, New York Knicks e Houston Rockets, onde encerrou a carreira em 2009.

Por conta de suas grandes exibições na NBA, Dikembe Mutombo ganhou uma vaga no Hall da Fama da liga. Ele é o segundo maior jogador da história em bloqueios. São 3.289 tocos, atrás apenas de Hakeem Olajuwon, que soma 3.830 ações defensivas.

Veja o pronunciamento do comissário da NBA, Adam Silver:

"Dikembe Mutombo era simplesmente maior do que a vida. Em quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremesso e jogadores defensivos da história da Associação Nacional de Basquetebol. Do chão, ele derramou seu coração e alma para ajudar os outros.

Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro Embaixador Global da Associação Nacional de Basquetebol. Ele era um humanitário no seu centro. Ele adorou o que o jogo de basquete poderia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente na sua República Democrática do Congo e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver em primeira mão como a sua generosidade e compaixão elevavam as pessoas. Ele sempre foi acessível em eventos da Associação Nacional de Basquetebol ao longo dos anos - com seu sorriso contagiante, voz profunda em crescimento e abanar de dedos que o encantaram com os fãs de basquete de todas as gerações.

O espírito indomável de Dikembe continua naqueles que ele ajudou e inspirou ao longo da sua vida extraordinária. Eu sou uma das muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pelo grande coração de Dikembe e vou sentir muito a sua falta. Em nome de toda a família da Associação Nacional de Basquetebol, envio as minhas mais sinceras condolências à esposa de Dikembe, Rose, e aos seus filhos; aos seus muitos amigos; e à comunidade global de basquetebol que ele realmente amava e que também o amava."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais