Libra x Liga Forte: onde assistir ao seu time no Brasileirão 2025

Edição de 2025 é a primeira do Campeonato Brasileiro com a Lei do Mandante; veja o que muda

Da redação

Libra x Liga Forte: onde assistir ao seu time no Brasileirão 2025
Saiba onde assistir ao Brasileirão 2025, com a regra das ligas (Libra e Liga Forte União)
Lucas Figueiredo/CBF

O Campeonato Brasileiro 2025 vai ser a primeira edição com a Lei do Mandante em vigência. Isso permitiu os clubes do futebol brasileiro se unirem em ligas para negociar os direitos de transmissão.

Atualmente, o futebol brasileiro está dividido em duas ligas: Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e LFU (Liga Forte União).

  • Times da Libra na Série A: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.
  • Times da Liga Forte na Série A: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Mirassol, Juventude, Sport e Vasco.

Com a Lei do Mandante, a regra de comercialização dos direitos de transmissão mudou. Os clubes foram liberados para negociar de forma individual os direitos de transmissão das 19 partidas como mandante no Brasileirão. Antes, a empresa interessada na transmissão precisava ter acordo com a equipe mandante e a visitante da partida.

Onde assistir aos jogos dos times da Libra

  • Globo - TV aberta, fechada, internet, streaming e pay-per-view (contrato de 2025 a 2029)

Onde assistir aos jogos dos times da Liga Forte

  • Record - TV aberta e streaming (contrato de 2025 a 2027)
  • CazéTV - canal de Youtube (contrato para 2025)
  • Prime Video - streaming (contrato de 2025 a 2029)
  • Globo - TV aberta, fechada e pay-per-view (contrato de 2025 a 2029)

Como será feita a escolha das transmissões

Com o formato de liga estabelecido, o Brasileirão 2025 poderá ser assistido em cinco plataformas: Globo e Record na TV aberta, Amazon Prime Video no streaming, CazéTV no YouTube e o Premiere, plataforma de pay-per-view da Globo.

No caso dos times da Libra, a escolha mais fácil. Como somente a Globo tem direito de transmissão, nas partidas dos clubes do bloco como mandantes a emissora pode distribuir os jogos como desejar, seja na TV aberta, no Sportv ou no Premiere.

A LFU, que possui acordo com três grupos de mídia diferentes, vai adotar um modelo de rodízio para evitar injustiças. Por exemplo: em uma rodada a Record escolhe primeiro qual partida prefere transmitir (a CazéTV, como tem cotransmissão, exibirá o mesmo confronto); na próxima rodada, o Prime Video faz a escolha e, por fim, a Globo terá a preferência na rodada seguinte.

Para evitar desequilíbrio, a LFU também estipulou uma quantidade limite de partidas por clubes em cada plataforma, podendo chegar a até 9 jogos de determinado time como mandante em um canal.

Como ficará a transmissão do Brasileirão por rodada

  • 8 jogos nos canais Globo por rodada (TV aberta, Sportv e Premiere). A emissora decide em quais plataformas exibir as partidas;
  • 1 jogo de um mandante da LFU na Record, CazéTV e Premiere por rodada;
  • 1 jogo exclusivo de um mandante da LFU o Prime Video por rodada.

Brasileirão de 2023 teve o maior interesse nos últimos 5 anos

Dados do Google Trends (confira no gráfico abaixo) mostram que o Campeonato Brasileiro 2023 foi a edição mais procurada pelos brasileiros no recorte dos últimos cinco anos. Pesou para essa maior procura a derrocada do Botafogo, que chegou a ter 14 pontos de vantagem na liderança, mas perdeu o título; e a conquista do bicampeonato consecutivo do Palmeiras, confirmada somente na última rodada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais