
A colombiana Tatiana Calderón foi escolhida pela Lola Yamaha Abt para participar do teste de jovens pilotos da Fórmula E, na próxima quinta-feira (13) durante a programação do E-Prix de Jedá. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6) pelo site oficial da categoria.
A sessão marcará o retorno de Calderón à competição elétrica. Aos 31 anos, ela traz no currículo a experiência de piloto de testes da DS Techeetah na temporada 2018/2019, além ter pilotado pela Maserati no teste feminino da F-E em 2024.
De quebra, a colombiana conta com passagens pela Fórmula 1 – foi piloto de testes da Alfa Romeo entre 2019 e 2021 – e pela Fórmula 2, entre outras categorias.
“Temos o prazer de dar as boas-vindas a Tatiana ao time em Jedá. Seu talento e sua experiência, combinados com seus testes anteriores na Fórmula E, tanto com o Gen2 quanto com o Gen3 Evo, são a combinação ideal para uma nova equipe e uma nova fabricante, enquanto continuamos a desenvolver nosso pacote”, comemorou Mark Preston, diretor de automobilismo da Lola.
A vaga foi bastante celebrada por Tatiana Calderón, que desde 2024 tem se dedicado a correr na IMSA, nos Estados Unidos.
“Estou muito empolgada em defender a Lola Yamaha Abt no teste de novatos em Jedá, que parece ser uma ótima oportunidade oferecida pela Fórmula E para pilotos que são novos na categoria”, disse. “Sou muito grada à equipe por esta oportunidade, e mal posso esperar para ir para a pista em Jedá para ajudar a buscar dados valiosos na preparação para a primeira rodada dupla da temporada”, completou.
A Lola Yamaha Abt estreia na Fórmula E na temporada 2024/2025, tendo como titulares o brasileiro Lucas di Grassi e o barbadiano Zane Maloney. Nenhum dos dois somou pontos nas duas primeiras etapas: Di Grassi abandonou o E-Prix de São Paulo e foi 20º na Cidade do México, enquanto Maloney foi 12º na primeira prova e 15º na segunda.
Além de Tatiana Calderón, outros nomes foram confirmados para a sessão na Arábia Saudita nos últimos dias. A Jaguar terá a britânica Jamie Chadwick, enquanto a Maserati apostará no francês Théo Pourchaire.
Confira a lista dos pilotos confirmados:
- Porsche: A definir
- McLaren: Alex Dunne (IRL)
- Jaguar: Jamie Chadwick (GBR)
- Nissan: Gabriele Mini (ITA)
- Mahindra: A definir
- DS Penske: Daniil Kvyat (RUS)
- Andretti: Jak Crawford (EUA)
- Maseratti: Théo Pourchaire (FRA)
- Envision: Zak O’Sullivan (GBR)
- Cupra Kiro: Mikkel Jensen (DIN)
- Lola Yamaha Abt: Tatiana Calderón (COL)