Após a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Universitario, do Peru, lateral-esquerdo Matheus Bidu, do Corinthians, desabafou nas redes sociais contra o racismo e afirmou que "enquanto existirem pessoas como vocês (racistas), o mundo não vai para frente".
Vale lembrar que um preparador físico do Universitario foi preso na Neo Quimica Arena, durante a primeira partida dos playoffs das oitavas de final, por ter imitado um macaco para os torcedores do Corinthians.
No Peru, o clima de tensão começou antes mesmo da partida, com a diretoria do Corinthians sendo comunicada por autoristades peruanas sobre o risco de violência contra o ônibus da equipe do brasileira.
Na chegada da delegação do Corinthians ao Estádio Monumental, torcedores do Universitario imitaram sons de macaco enquanto o ônibus da equipe alvinegra adentrava no palco da partida.
Durante a partida, uma briga foi protagonizada por jogadores do Universitario que não gostaram da comemoração do jovem Ryan, autor do gol que deu a classificação para o Corinthians e tentaram agredir o jogador.
A confusão chegou a paralisar a partida por 14 minutos, resultando na expulsão de cinco jogadores, sendo dois do Corinthians e três do clube peruano.