Morre o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, aos 71 anos

José Aparecido de Oliveira foi árbitro Fifa e ficou marcado por atuações no Dérbi entre Corinthians e Palmeiras

Da redação

Morre o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, aos 71 anos
Morre o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira
BandSports

O ex-árbitro de futebol José Aparecido de Oliveira morreu nesta terça-feira (20), aos 71 anos, em São Paulo. A morte foi confirmada pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp), mas a causa ainda é desconhecida.

O velório será realizado ainda nesta terça, no Cemitério Memorial Jardim Santo André, entre 10h e 14h.

Zé Aparecido apitou finais de Campeonato Paulista e figurou como um nome de peso da arbitragem nacional, chegando a fazer parte do quadro de árbitros da Fifa. Ele também ficou marcado por atuações no Dérbi entre Palmeiras e Corinthians.

Em outubro de 1991, José Aparecido levou uma cusparada de Neto, então jogador do Corinthians. Hoje apresentador do Os Donos da Bola, na Band, o craque e ídolo do Timão se irritou, foi expulso e cuspiu no juiz.

Anos mais tarde, Neto se arrependeu da atitude. Em uma edição do Os Donos da Bola, Neto recebeu o ex-árbitro e se desculpou com Aparecido.

Além disso, José Aparecido apitou o segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 1993. Na ocasião, o árbitro expulsou três jogadores do Corinthians (Ronaldo, Henrique e Ezequiel) e um do Palmeiras (Tonhão), o que gerou reclamações dos alvinegros.

O Alviverde venceu o duelo por 4 a 0, reverteu a derrota no jogo de ida (1 a 0) e quebrou o jejum de 16 anos sem títulos.

José Aparecido de Oliveira nasceu em Taquaritinga, no interior de São Paulo, em 16 de janeiro de 1952.

Mais notícias

Carregar mais