O São Paulo oficializou a venda de naming rights do Morumbi para a Mondelez, empresa do ramo alimentício que pagará para o estádio do Tricolor ser chamado de “MorumBis”.
O contrato é válido por três temporadas e, no proporcional por ano, o São Paulo está entre os times que mais arrecada com naming rights no Brasil – o valor é equivalente às cifrasa arrecadadas pelo Palmeiras. O Tricolor ainda não divulgou se ficará com 100% do valor, que gira em torno de R$ 75 e 90 milhões - uma média anual que varia entre R$ 25 e 30 milhões.
Com isso, o time do Morumbi se junta a outros clubes que também venderam o naming rights de seus estádios. São os casos de Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico, Bahia e possivelmente o Vitória (em negociação).
O Band.com.br lista abaixo os valores de cada acorod, o tempo de contrato e a média anual que os clubes recebem.
São Paulo – MorumBis (2023)
- Valor e tempo de contrato: entre R$ 75 e 90 milhões por 3 anos
- Valor anual: entre R$ 25 e 30 milhões
Palmeiras – Allianz Parque (2013)
- Valor e tempo de contrato: R$ 300 milhões por 20 anos
- Valor anual: R$ 15 milhões
- Valor corrigido em 2023 (IPCA): R$ 27,5 milhões anuais
Corinthians – Neo Química Arena (2020)
- Valor e tempo de contrato: R$ 300 milhões por 20 anos
- Valor anual: R$ 15 milhões
- Valor corrigido em 2023 (IPCA): R$ 20 milhões anuais
Atlético-MG – Arena MRV (2017)
- Valor e tempo de contrato: R$ 60 milhões por 10 anos
- Valor anual: R$ 6 milhões
Athletico – Ligga Arena (2023)
- Valor e tempo de contrato: R$ 200 milhões por 15 anos
- Valor anual: cerca de R$ 13 milhões
Bahia – Itaipava Arena Fonte Nova (2013)
- Valor e tempo de contrato: R$ 100 milhões por 10 anos
- Valor anual: R$ 10 milhões
Vitória – Fatal Model Barradão*
- Valor e tempo de contrato: R$ 100 milhões por 10 anos
- Valor anual: R$ 10 milhões
*Sócios aprovaram, mas ainda não foi oficializado
O que é naming rights
A expressão em inglês naming rights significa “direito de dar o nome”, em tradução livre. O termo é usado quando uma empresa desembolsa um valor para batizar um determinado lugar, seja um estádio, uma casa de shows, teatros. Este negócio é comum nos Estados Unidos e está cada vez mais popular no futebol brasileiro.