Em noite de cerimônia dos destaques do Campeonato Carioca de 2024, Bill, do Nova Iguaçu, levou o prêmio na categoria melhor meia ao lado dos uruguaios Arrascaeta e De La Cruz (Flamengo) e agradeceu aos Orixás em "momento feliz" da carreira.
Praticante declarado do Candomblé e com passado recente complicado dentro do futebol, o meia-atacante do Nova Iguaçu preferiu não falar de experiência vivida em terras ucranianas durante período de guerra alegando poder se emocionar dentro do assunto.
Confira premiação de Bill, na seleção do Campeonato Carioca
Anotando gol decisivo que levou o Nova Iguaçu pela primeira vez para final da competição estadual, Bill também foi alvo de intolerância religiosa nas redes sociais após comemorar gol em celebração a Oxóssi, conhecido como o guerreiro de uma flecha só por conta da precisão na caça.
Ao subir no palco, uma das primeiras palavras do meia-atacante da Laranja da Baixada foi agradecendo sua divindade, em seguida, foi aplaudido pelo público presente.
“Primeiro agradecer a Deus, aos meus Orixás por essa oportunidade… não vou falar da Ucrânia se não vou me emocionar", disse Bill ao relembrar tempos de paralisação do futebol ucraniano por conta de guerra contra Rússia.
"Feliz demais pela oportunidade, de estar sendo reconhecido pelo meu trabalho. Agradecer ao Nova Iguaçu, ao presidente, ao meu treinador Carlos Vitor por ter acreditado em mim e agora é seguir curtindo esse momento. Agradecer os meus companheiros e agora melhorar da lesão, muito obrigado a todos pela oportunidade", finalizou o meia.
Bill atuou pelo Dnipro-1, da Ucrânia, cedido pelo Flamengo por empréstimo pela temporada 2020/2021, em 18 partidas. Três anos mais tarde, em 2023, o meia-atacante retornaria ao futebol ucraniano e jogaria outras sete partidas, sem nenhuma participação direta em gol e com pouca minutagem.
Outro também premiado na noite pelo Nova Iguaçu foi Carlos Vitor, como melhor técnico da edição de 2024. Ao subir no palco e finalizar discurso, o comandante da Laranja Mecânica foi ovacionado de pé na cerimônia. Saiba mais aqui.