Nesta terça-feira, 20, a Federação Ucraniana de Futebol anunciou que os árbitros serão submetidos a um polígrafo (detector de mentiras) em em períodos competitivos e não competitivos. Decisão foi tomada por Kateryna Monzul, chefe da comissão de arbitragem.
Kateryna irá desenvolver como os detectores serão utilizados após o sorteio dos árbitros para cada jogo. Anteriormente, os juízes eram definidos por federação. A ideia surgiu de Andriy Shevchenko, ex-jogador e presidente da Federação, para diminuir as reclamações.
Leia o comunicado completo:
Como já informamos, a decisão do Comité Executivo da Federação Ucraniana de Futebol foi tomada pela chefe do Comité de Árbitros da Federação de Futebol do Cazaquistão UAF, Kateryna Monzul.
Além disso, o Comitê Executivo da UAF apoiou a proposta de introdução de exame obrigatório de árbitros com uso de polígrafo (“detector de mentiras”) em períodos competitivos e não competitivos.
Além disso, será utilizado um sistema de sorteio para indicar os árbitros da partida.
O chefe do comitê de árbitros e da administração da UAF tem a tarefa de desenvolver um procedimento de pesquisa com uso de polígrafo e um procedimento de sorteio.