A International Football Association Board (Ifab), associação que regulamenta as regras do futebol, oficializou nesta sexta-feira (24) uma mudança referente à atuação dos goleiros em cobranças de pênaltis. Foi aprovado o projeto para acabar com a “catimba” na hora das batidas.
Ou seja, agora os goleiros não podem mais ter um comportamento que atrapalhe ou distraia o batedor adversário antes do pênalti, conforme a regra 14 do regulamento, que será atualizada.
A medida passará a valer a partir de 1º de julho deste ano, quando se inicia a próxima temporada europeia (2023/24).
O tema entrou em discussão depois das atuações de Dibu Martinez na Copa do Mundo. O goleiro foi campeão com a Argentina e, contra Holanda e França, provocou os adversários antes das batidas na disputa por penalidades. O dono da meta albiceleste levou vantagem em alguns desses lances.
Como fica a regra dos pênaltis para o goleiro
Com a aprovação da medida, a International Board (Ifab) estabelece novas condutas para os goleiros em penalidades. Veja abaixo o que muda:
- Qualquer atitude que possa atrasar o pênalti ou que seja uma "catimba", como dancinha e gestos para tirar a concentração do batedor, será penalizada pela arbitragem. Os goleiros também não podem mais tocar as traves, o travessão e as redes no momento do penal.