Saiba o que é ATP e como funciona o ranking mundial de tênis

Assunto ficou em alta após o título de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires

Da redação

Saiba o que é ATP e como funciona o ranking mundial de tênis
O que é ATP e como funciona o ranking no tênis profissional
Matias Baglietto/Reuters

Com o título de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires, no último domingo (16), as buscas por tênis e os torneios da modalidade cresceram no Brasil, segundo dados do Google Trends (confira no gráfico mais abaixo).

A animação não é à toa: o carioca de 18 anos entrou para um grupo seleto dos 10 brasileiros que já venceram torneios da ATP. Gustavo Kuerten, o Guga, é o principal integrante desse grupo, com 20 títulos da ATP.

A seguir, confira as principais dúvidas sobre o tênis e a ATP.

O que é ATP?

A ATP é a Associação de Tenistas Profissionais, ou seja, a entidade que regula os circuitos de tênis masculino profissional.

Quantos pontos João Fonseca ganhou?

Em Buenos Aires, ao ficar com o título, João Fonseca somou mais 250 pontos para o ranking. Isso fez ele saltar 31 posições, saindo de 99º do mundo para 68º.

Como funciona o ranking ATP?

Os rankings da ATP (individual ou duplas) são calculados de acordo com os pontos obtidos pelos jogadores em torneios oficiais nas últimas 52 semanas.

Existe um limite de 19 torneios para entrar na conta, justamente para evitar que atletas possam se destacar no ranking por simplesmente jogar muitos campeonatos. A pontuação para o ranking funciona da seguinte maneira:

  • Grand Slam: 2000 pontos (para o campeão)
  • ATP Finals: 1500 pontos (para o campeão)
  • ATP Masters 1000: 1000 pontos (para o campeão)
  • ATP 500: 500 pontos (para o campeão)
  • ATP 250: 250 pontos (para o campeão)

Quantos ATP existem?

A ATP organiza a maioria dos eventos masculinos de tênis profissional, englobando todos os ATP Masters 1000, ATP 500 e ATP 250, além do ATP Finals, destinado aos melhores do ranking a cada ano.

Qual a diferença entre ATP 250 e 500?

A diferença entre os torneios ATP 250 e ATP 500 é o número de pontos atribuídos ao campeão. O ATP 500 atribui 500 pontos, enquanto o ATP 250 atribui 250. 

Rio Open vale quantos pontos?

Como é um ATP 500, o Rio Open vale 500 pontos para o campeão.

Rio Open: ATP 250 ou 500?

Principal torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open é um ATP 500. Ou seja, a competição atrai jogadores mais renomados e vale mais pontos (500, no total) para o campeão.

ATP Buenos Aires, quantos pontos?

Como é um ATP 250, o torneio de Buenos Aires dá 250 pontos para o campeão. Este foi o número de pontos conquistados por João Fonseca no campeonato argentino.

Qual a posição de João Fonseca no ranking ATP?

Atualmente, João Fonseca é o número 68 do mundo no ranking da ATP. Ele saltou 31 posições com o título do ATP 250 de Buenos Aires.

Quantos pontos vale um Grand Slam?

A Federação Internacional de Tênis (ITF), e não a ATP, é a responsável por realizar os Grand Slam. Cada um dos quatro principais eventos do tênis rende 2000 pontos para o campeão.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais