Bárbara Domingos fez história nesta quinta-feira (8). A atleta se tornou a primeira brasileira a se classifcar para a final do individual geral da ginástica rítmica. Ela teve a oitava melhor nota na classificatória da Olimpíada de Paris 2024 e disputará a decisão nesta sexta (9), a partir de 9h30 (de Brasília).
Logo depois da prova, a ginasta de 24 anos disse que chega ‘leve’ para a final. “Mostrar mais uma vez a minha ginástica e ser feliz. Só isso. E o resultado vai ser consequência”, disse Bárbara Domingos à reportagem da Band.
A classificação do individual geral da ginástica rítmica tem quatro rotações: bola, arco e maças.
A brasileira iniciou com apresentações na bola e no arco e, em seguida, foi para a fita e a maça. Ela somou 129.750 pontos no total, ficando na 8ª colocação geral. A italiana Sofia Raffaeli foi a primeira das classificatórias, com 139.100.
Após a classificação, Bárbara também recordou os momentos difíceis na carreira. Em 2021, ela passou por cirurgia no quadril.
“Passa um filme na minha cabeça. Nunca nos meus maiores sonhos eu imaginei que isso poderia ter acontecendo”, disse a ginasta.
“[Fazer a cirurgia no quadril em 2021] Foi uma decisão muito difícil para mim, foi logo depois que eu bati na trave para Tóquio. Então tenho certeza que estou só coroando tudo que eu já passei na minha carreira de 18 anos de ginástica. É só o coração”, afirmou a atleta brasileira.
Bárbara chegou à Olimpíada de Paris com grande expectativa entre os brasileiros, já que conquistou o ouro no individual geral, na bola e na fita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado.