Atual bicampeão mundial, Filipe Toledo está eliminado da Olimpíada de Paris 2024. O brasileiro sofreu com o mar agitado e as ondas gigantes em Teahupo'o nesta segunda-feira (29), e perdeu para o japonês Reo Inaba nas oitavas de final.
Inaba venceu a bateria com somatória de 6,00 (notas 3,17 e 2,83), depois de superar uma queda em que teve a prancha quebrada.
Já o brasileiro, que caiu em um tubo e também viu a pranchar partir ao meio, não conseguiu administrar o tempo para fazer a troca do equipamento e mal conseguiu surfar. Ele somou 2,46 no total, em duas notas baixas.
Após a bateria, Filipinho se explicou e disse que teve dificuldade para escolher as ondas.
“Eu fiquei um pouco perdido na escolha de ondas, fiquei indeciso em saber qual onda seria boa. Tiveram duas ondas no começo que eu poderia ter ido, eram um pouco menores, mas tinham potencial para eu vencer a bateria, com as notas baixas que ele [japonês] fez. No surfe é assim, num dia você está em cima, no outro não consegue pegar onda. Quebrei a prancha, o jet ski foi me buscar, mas acabou sugando leste e tive que trocar de jet ski. Faz parte”, disse Toledo à Globo.
“Acho que essa dói um pouco mais. Uma bateria teoricamente fácil, ele errou bastante e eu fiquei na indecisão sobre qual onda seria boa. Se esperava a série, se pegava as medianas. Acho que no final das contas seriam as ondas que eu poderia vencer a bateria”, disse o surfista brasileiro.
O mar nesta segunda está bem maior em relação às disputas do último domingo em Teahupo'o. Tanto é que os dois surfistas, o brasileiro e o japonês, foram de capacete para a água como uma proteção extra, além das pranchas quebradas.