A seleção da França venceu a Argentina por 2 a 0 no Stade de Bordeaux nesta sexta-feira (2) e se classificou para a semifinal do futebol masculino nas Olimpíadas de Paris.
O jogo foi marcado pela forte rivalidade entre as seleções, finalistas da Copa do Mundo de 2022 e aquecida pelos cânticos homofóbicos de jogadores da seleção principal da Argentina contra atletas da França de origem africana.
Isso aconteceu após a conquista da Copa América pelos argentinos, após vencer a Colômbia por 1 a 0 no último dia 14 de julho.
Nesse clima, houve vaias ao hino argentino antes do jogo. Depois, os jogadores dos dois times entraram em confusão e quase houve briga de fato.
O primeiro gol da partida foi marcado por Mateta, logo no início do jogo, aos quatro minutos.
O jogo ficou equilibrado com chances para as duas equipes, mas o placar não foi alterado.
A seleção francesa até marcou o segundo gol no final do jogo, aos 40, com Olise, mas o árbitro revisou o lance e anulou por falta de Akliouche.
A equipe treinada por Mascherano até tentou uma reação no fim, colocando pressão nos donos da casa, mas os comandados de Thierry Henry seguraram a vitória.
Após o apito final, houve uma confusão entre os jogadores das duas seleções, e as comissões técnicas tiveram que entrar em campo para separar os atletas.
Semis definidas
A França vai encarar o Egito na semifinal. A equipe treinada pelo brasileiro Rogério Micale venceu o Paraguai nos pênaltis por 5 a 4 após empate por 1 a 1 no tempo normal.
A seleção sul-americana marcou com Diego Gómez aos 25 minutos do segundo tempo e a seleção africana empatou no fim do confronto, aos 42, com Adel.
Nas penalidades, Marcelo Pérez foi o único a errar a cobrança, que o goleiro Hamza defendeu e classificou o Egito para a semifinal dos Jogos Olímpicos. A partida será na próxima segunda-feira, às 16h, em Lyon.
Nos outros jogos das quartas, destaque para as goleadas de Marrocos e Espanha.
A seleção africana goleou os Estados Unidos por 4 a 0, se classificou e irá enfrentar os espanhóis, que venceram o Japão por 3 a 0. A semifinal será disputada na segunda-feira, às 13h (horário de Brasília) no Vélodrome.