Os Donos da Bola

Final em números: as estatísticas da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo

Com o duelo entre as equipes brasileiras se aproximando, veja qual time tem os melhores números na temporada de 2021 e na Libertadores da América

Da Redação com Os Donos da Bola

Flamengo já está treinando no Uruguai
Flamengo já está treinando no Uruguai
Alexandre Vidal/Flamengo

Não são todos que acreditam que números no futebol provam quem é favorito. Melhor ataque ou melhor defesa, o que é mais importante? Time muito faltoso ou time com poucas faltas? Existem muitas formas de buscar a vitória. Por isso, a equipe da Band comparou alguns números entre Flamengo e Palmeiras, que duelam na final da Libertadores. Começando pela temporada completa de 2021, vamos aos números:

No aproveitamento geral, melhor para o Mengão, com 71,42% de aproveitamento, contra 59,31% do Verdão. A maior diferença entre os times fica no número de derrotas, já que a equipe paulista tem quase o dobro dos cariocas. O poderoso ataque do Flamengo também chama a atenção, já que conta com uma média com mais de dois gols por jogo, enquanto o Palmeiras tem aproximadamente 1,6 por partida.

Quando os números comparados ficam apenas na competição continental, os palestrinos têm motivos para ficarem otimistas. Vamos aos números:

Como diz no próprio hino do Palmeiras, ‘defesa que ninguém passa’. Sim, a equipe do português Abel Ferreira conseguiu sair em mais da metade dos jogos da Libertadores sem sofrer gol. Se conseguir isso no duelo final, ao menos uma disputa por pênaltis vai acontecer.

O problema é segurar o ataque que conta com Gabigol e Bruno Henrique. Das 32 vezes que o time carioca marcou, 16 foram dessa dupla. Gabriel balançou as redes 10 vezes, enquanto BH fez 6 gols. Quando o assunto é assistência, os dois tem o mesmo número: quatro passes para gol.

Com a final se aproximando, qual time pode ficar mais otimista com os números? Na hora da decisão, vale lembrar das estatísticas? Antes do jogo, a única certeza é que uma das equipes se tornará tricampeã da Libertadores da América.