Os Donos da Bola

Neto detona Brusque após caso Celsinho: “Deveria ser banido da Série B”

Clube catarinense criticou jogador do Londrina que denunciou ofensa racista

Da Redação, com Os Donos da Bola

No programa Os Donos da Bola desta segunda-feira (30), Neto criticou duramente o Brusque pela nota emitida pelo clube catarinense após Celsinho, do Londrina, relatar ter sido alvo de racismo na partida entre os dois times no Augusto Bauer pela Série B do Brasileiro. 

“Olha o que fizeram com o Celsinho, que é um menino maravilhoso. Vocês deveriam ser banidos do campeonato. E, se as pessoas que patrocinam vocês pensam da mesma forma, você cliente pode escolher onde quer comprar e ver o que é bom”, disse o apresentador.

“O Celsinho falou que foi chamado de macaco e foi. Eu tava vendo o jogo porque gosto do Londrina. A nota que vocês fizeram é mais ou menos o que acontece neste país desgraçado com o povo. É uma vergonha o que vocês fizeram”, completou.

Na nota em questão, o Brusque acusou Celsinho de oportunismo e disse que tomará todas as medidas cabíveis para a responsabilização do atleta pela falsa imputação de um crime (veja a íntegra no final do texto). 

Já o jogador disse o seguinte ao Sportv: “De fato aconteceu (de ser chamado de macaco). Não sei se ele faz parte da comissão técnica, da diretoria, um senhor de vermelho no camarote. Também não entendo porque tem tantas pessoas assim em um protocolo que não estão liberados os jogos para os torcedores. É lamentável”. 

Neto disse esperar que o Brusque se retrate. “Não responsabilizo a maioria dos torcedores do Brusque por isso. Quem fez essa nota é que deveria repensar e pedir desculpas. E se esse país fosse sério vocês eram retirados do campeonato”, concluiu. 

Veja a nota do Brusque: 

"O atleta Celso Honorato Júnior, reserva do Londrina E.C., relatou à imprensa que teria sido chamado de "macaco" por membros da Diretoria do Brusque F.C., durante o jogo realizado ontem (28/08). O Brusque F.C., sua torcida, diretoria, comissão técnica e patrocinadores sempre foram, ao longo da sua história, absolutamente respeitosos com relação a todos os princípios que regem as relações desportivas e humanas. Jamais permitiríamos qualquer atitude de conotação racista em nosso Clube, que condena veementemente qualquer pensamento ou prática nesse sentido. O atleta, por sua vez, é conhecido por se envolver neste tipo de episódio. Esta é pelo menos a 3ª vez, somente este ano, que alega ter sido alvo de racismo, caracterizando verdadeira "perseguição" ao mesmo. Importante esclarecer que, ao árbitro, o atleta não relatou ter sido chamado de "macaco", mas sim que teriam dito "vai cortar esse cabelo de cachopa de abelha", o que constou da súmula e revela a total contradição nos seus relatos. O Brusque F.C. reitera que nenhum de seus diretores praticou qualquer ato de racismo e tomará todas as medidas cabíveis para a responsabilização do atleta pela falsa imputação de um crime. Racismo é algo grave e não pode ser tratado como um artificio esportivo, nem, tampouco, com oportunismo".

Tópicos relacionados