Os Donos da Bola

Origens: Craque Neto volta a Santo Antônio de Posse e se emociona

Apresentador do Donos revê estádio, amigos e familiares na cidade natal

Da Redação, com Os Donos da Bola

O quinto episódio da série Origens, do programa Os Donos da Bola, foi para lá de especial. O protagonista desta vez foi o apresentador José Ferreira Neto, o Craque Neto, que viajou para a pequena Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo,  para mostrar como tudo começou antes de brilhar nos gramados - e na comunicação. 

Neto ficou oito meses longe da cidade natal por causa da pandemia e fez questão de levar a esposa, Sandra, e os quatro filhos para a gravação. A primeira parada foi no estádio da União Possense, onde ele deu os primeiros passos no futebol, e o hoje apresentador não segurou o choro ao encontrar seu Guilherme, o primeiro treinador. 

“Ele me deixou três meses sem jogar e nunca questionei a minha suspensão. Fiz coisa errada, xinguei todo mundo e o Guilherme, sempre disciplinador, me afastou”, recordou Neto.

“Passaram-se meses, eu ali sentado e ele chegou e falou: ‘pode buscar sua chuteira’. Mas ela sempre estava comigo (pausa). Eu sempre trouxe ela na expectativa de voltar. Sabia que uma hora iria acabar, mas o tempo era o dele, não o meu. Ele tinha que fazer isso para que eu entendesse que não podia fazer o que fiz”, completou, emocionado.  

Neto também encontrou o pai, seu Carlos, no estádio e lembrou os tempos em que vendia cachorro-quente na entrada do local para ajudar na renda familiar. Outra visita foi a de seu Vilson, ídolo da infância de Neto - que nunca vestiu a camisa 10 do União Possense em respeito ao ex-jogador. 

Amigos, histórias da mãe e mensagem do irmão Richard

O passeio pela Posse, como é conhecida a cidade de 24 mil habitantes, continuou com a ida de Neto à escola onde estudou e à primeira casa em que morou. Ele reencontrou amigos de infância como Lilico. 

“Vivia na casa dele. Eles dividiam tudo, aqui tinha uma fartura que a gente não tinha”, afirmou o apresentador, que voltou a chorar ao ver os netos do velho amigo brincando. “Vi o Lilico e a mim nos netos dele”. 

E é claro que não poderia faltar a Dona Cida, ou dona Chimbica, a mãe do Craque Neto que inclusive teve uma participação marcante no programa Os Donos da Bola em maio

“Ele dava muito trabalho”, disse a matriarca sobre o filho, contando histórias que foram desde Neto “fazendo xixi” em três meninas da escola até o dia em que ela jogou uma vassoura no filho. “Pensei que tinha matado ele”. 

Neto se divertiu e se emocionou com os relatos da mãe na cidade natal. “Minha vida é essa aqui. Gosto de estar aqui na Posse e queria estar mais aqui, mas não dá tempo pelo trabalho. Fico mais feliz ainda por trazer meus quatro filhos aqui”, disse. 

A matéria terminou com uma mensagem de Richard, irmão de Neto que morreu em junho aos 46 anos vítima de câncer. “É meu irmão que eu amo, que eu considero como um pai e que sempre me ajudou e sempre esteve ao meu lado. É a pessoa que eu mais admiro”, disse Richard. 

Emocionado ao fim do episódio de Origens, Neto falou da saudade do irmão e agradeceu familiares, amigos e todas as pessoas que participaram da produção da reportagem. “É um momento muito especial na minha vida”, destacou.

Assista à matéria sobre as origens de Neto na íntegra no vídeo acima. 

Tópicos relacionados