Esportes

Flamengo e Palmeiras já decidiram a Libertadores no Centenário; só um venceu

Retrospecto dos clubes no Estádio Centenário é favorável só ao clube rubro-negro

Rodrigo Lima

Disputar uma final de Libertadores no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, não é nenhuma novidade para Palmeiras e Flamengo.

Assim como na decisão do torneio continental em 2021, que será disputada no sábado, 27, as duas equipes já disputaram finais de Libertadores no Estádio Centenário e melhor para os rubro-negros nesse retrospecto.

Em 1981, o Flamengo foi campeão da Libertadores da América após vencer os chilenos do Cobreloa, por 2 a 0, no terceiro jogo daquela final, no Estádio Centenário, no Uruguai.

Duas décadas antes, em 1961, o Palmeiras teve a chance de ser o primeiro brasileiro campeão do torneio continental, mas ficou só com o vice após perder para o Peñarol, por 1 a 0 no Estádio Centenário pela primeira partida e apenas empatar no jogo de volta, no Pacaembu, por 1 a 1.

As finais

Em novembro de 81...

O Flamengo contava com um elenco estrelado. Tinha Zico, Mozer, Junior, Andrade, Nunes, Leandro e Raul Plassmann, grandes ídolos históricos pela fantástica década de 80 vivida pelo clube.  

Após passar por uma primeira fase, deixando para trás, em partida muito polêmica, o Atlético Mineiro, o Flamengo avançou da segunda fase enfrentando Deportivo Cali-COL e Jorge Wilstermann-BOL com facilidade.

Na final, o rubro-negro enfrentaria jovem Cobreloa-CHI, que havia sido fundado 4 anos antes. Apesar de pouca expressão no futebol, o clube chileno passou pelos uruguaios Nacional e Peñarol na fase semifinal.

Após o Flamengo vencer por 2 a 1, com dois gols de Zico, no Maracanã, o Cobreloa devolveu a derrota e triunfou por 1 a 0 no Chile.  

Para o desempate, foi marcada uma terceira partida em campo neutro, como mandava o regulamento da competição.

E o local escolhido foi o mesmo Estádio Centenário, no Uruguai, que o Flamengo volta 40 anos depois para decidir outra Libertadores.

Mais uma vez Zico marcou os dois gols da vitória do Flamengo, que derrotou o Cobreloa-CHI por 2 a 0 e fez a festa da nação rubro-negra em uma partida muito pegada, que teve cinco expulsões.

60 anos atrás...

Em 1961, o torcedor alviverde via começar a Primeira Academia. Lendas do clube, como Valdir Joaquim de Moraes, Djalma Santos, Julinho Botelho, Chinesinho e Valdemar Carabina.

Campeão nacional em 1960, o Palmeiras representou o Brasil na segunda edição da Libertadores.

Nas quartas-de-finais, o Palmeiras, comandado pelo treinador argentino Armando Renganeschi, passou pelo Independiente-ARG, com duas vitórias. Já na semifinal, empatou em 2 a 2 com o Santa Fé-COL, em Bogotá, e goleou por 4 a 1 no Pacaembu.

Na final, o Palmeiras enfrentou o Peñarol-URU, campeão da primeira edição da competição continental.

A primeira partida foi no Estádio Centenário. Mas, ao contrário do que a torcida palmeirense espera no dia 27, o Palmeiras saiu de campo derrotado por 1 a 0 pelos uruguaios.  

Na segunda partida, no Pacaembu, o Palmeiras levou um gol logo aos cinco minutos de partida e conseguiu o empate só aos 23 do segundo tempo, com Nardo.

Apesar de estar jogando com o apoio de 50 mil torcedores, o Palmeiras não conseguiu a virada e acabou ficando com o vice-campeonato.

Final da Libertadores 2021

Palmeiras e Flamengo se enfrentam no dia 27, às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e vão decidir quem conquista a Libertadores pela terceira vez, juntando-se a Santos, São Paulo e Grêmio, como tricampeões da América.

Mais notícias

Carregar mais