Portuguesa desafia tabu contra Inter para sonhar com classificação no Paulistão

Por Estadão Conteúdo

Para entrar de vez na disputa direta por uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, a Portuguesa enfrenta a Internacional de Limeira nesta sexta-feira, às 20h30, no Pacaembu, pela 8ª rodada. O time limeirense ainda não venceu na competição e precisa reagir para escapar da ameaça de rebaixamento.

A Lusa vem mostrando sinais de recuperação. Apesar de estar aquém das expectativas após a chegada da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), o time parece ter encontrado um rumo. São dois jogos sem derrotas, incluindo um empate por 2 a 2 com o Velo Clube na última rodada, na cidade de Rio Claro. Antes bateu por 3 a 2 o Botafogo, também em casa. Com seis pontos conquistados, ainda mantém viva a esperança de brigar por uma vaga no equilibrado G-2 do Grupo B.

A Internacional tem acumulado empates na competição. São cinco em seis partidas. O mais recente foi por 1 a 1 contra o Red Bull Bragantino, em Limeira. Agora busca desencantar e somar sua primeira vitória para se afastar do rebaixamento. A classificação para a próxima fase já é uma meta mais distante, considerando as campanhas de Corinthians e Mirassol, que já passaram a barreira dos 15 pontos.

Para sair com os três pontos, a Portuguesa precisa superar um tabu incômodo: não vence a Inter como mandante desde 2000, quando triunfou por 1 a 0. O retrospecto geral, porém, é positivo, com 22 vitórias, 16 empates e apenas 13 derrotas.

"Time que está ganhando não se mexe." É com essa filosofia que Cauan de Almeida deve definir a escalação da Portuguesa. Apesar de ainda ter algumas dúvidas no setor defensivo e no meio de campo, o treinador sinalizou que vai apostar no entrosamento para buscar a vitória em casa.

A maior esperança é o atacante Rafael Peixoto, que já marcou três gols, dois deles no empate por 2 a 2 contra o Velo Clube. Para completar o trio ofensivo, Maceió e Jajá devem seguir entre os titulares.

"A gente sabe o que tem que evoluir e onde evoluir. Essa questão do sistema defensivo nós estamos satisfeitos com o nível de desempenho coletivo, mas precisamos resolver urgentemente o detalhe individual. Conversamos bastante e buscamos corrigir os erros visando o jogo com a Inter", afirmou Cauan de Almeida.

Do outro lado, a Inter deve continuar fazendo um rodízio no sistema ofensivo para vencer a primeira na competição. Sem jogadores suspensos, as mudanças devem ser mínimas. Rafael Silva e Pablo Diogo podem aparecer entre os titulares.

O clima dentro do clube não é dos melhores e o técnico Felipe Conceição acha que é tudo pela ansiedade de vencer. "Peço para os torcedores apoiarem os atletas. Torcida chamar o treinador de burro é a coisa mais normal que existe, ainda mais no Brasil. Sabemos a honestidade do trabalho, o que a equipe construiu. O torcedor é emoção e está ansioso pela primeira vitória, assim como nós, mas ficamos com o lado racional das coisas e pedimos para o torcedor apoiar os atletas", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA X INTER DE LIMEIRA

PORTUGUESA - Rafael Santos; Alex Silva, Eduardo Biazus, Alex e Lucas Hipólito; Hudson, Cristiano e Tauã; Maceió, Renan Peixoto e Jajá. Técnico: Cuan de Almeida.

INTER DE LIMEIRA - André Luiz; Felipe Albuquerque, Eduardo Porto, Gui Mariano, Roberto Rosa e Leocovick; Flávio, Marlon, Rhuan e Albano; Alex Sandro. Técnico: Felipe Conceição.

ÁRBITRO - Renan Pantoja de Quequi.

HORÁRIO - 20h30.

LOCAL - Pacaembu, em São Paulo (SP).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais