O lateral-esquerdo Abner Vinícius foi a grande surpresa do técnico Dorival Júnior na convocação da Seleção Brasileira nesta sexta-feira (27). Velho conhecido de Dorival, o jogador de 24 anos em parte vive o auge da carreira, mesmo em um momento difícil na França.
Nascido em Presidente Prudente (SP), o lateral começou a brilhar no futebol na Ponte Preta, no Paulistão de 2019. Ele fez 13 partidas pela Macaca, marcando um gol.
A passagem curta tem um motivo: Abner foi contratado pelo Athletico-PR já em julho daquele ano. A promessa foi trazida para substituir Renan Lodi, que havia sido vendido para o Atlético de Madrid. O Furacão desembolsou cerca de R$ 10 milhões para contar com o jogador, então a maior contratação da história do clube.
E foi no Paraná que Dorival teve o primeiro contato com o jogador. O técnico passou pela equipe em 2020, conquistando o título do campeonato paranaense junto com o lateral. O atual técnico da Seleção acabaria sendo demitido em agosto daquele ano.
“É um garoto que foi nosso atleta há alguns anos no Athletico-PR, subiu, teve um momento especial na carreira, uma evolução grande, foi pautado em cima de um equilíbrio entre ataque e defesa. É um jogador que vem chamando a atenção, fazendo boas apresentações”, disse Dorival sobre Abner após a convocação.
As boas atuações renderam uma transferência para o Bétis em 2023. Pela equipe espanhola, foram 45 partidas durante uma temporada e meia.
As atuações na La Liga acabaram chamando a atenção do Lyon, um dos clubes do magnata John Textor. Abner para ter conquistado o seu espaço no campeonato francês, jogando como titular as cinco partidas da equipe no torneio, às vezes como lateral, às vezes como ala.
O problema é que o Lyon não anda animando a torcida. A equipe conquistou apenas uma vitória no campeonato nacional, beirando a zona do rebaixamento do Francês. Com o desempenho ruim do clube, Abner acabou substituído em todas as partidas, geralmente sendo trocado por um atacante.