Na última quarta-feira, 14, São Paulo e Santos se enfrentaram no Morumbis, pelo Campeonato Paulista, e o Peixe venceu por 1 a 0, com gol de pênalti em marcação polêmica. Após a partida, Edina Alves disse em súmula que Rafinha, lateral do Tricolor, afirmou que ela teria prejudicado os donos da casa.
"Ao término da partida quando a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário o Sr. Marcio Rafael Ferreira de Souza, jogador da equipe do São Paulo, que não estava relacionado para a partida, se dirigiu a mim com as seguintes palavras: Você apita bem, mas hoje você caiu na pressão dos caras e prejudicou a gente", escreve Edina Alves na súmula.
Os Tricolores questionam dois lances envolvendo decisões da árbitra, o primeiro lance envolve lateral-esquerdo Wellington que derruba Otero dentro da área e após checagem no VAR, Edina assinala o pênalti. O outro lance é quando Erick empata a partida, mas o gol é anulado após checar no vídeo que a bola bate no braço do jogador antes de entrar.
Antes do jogo acontecer, o Santo publicou uma nota oficial contestando a escolha de Edina para apitar a partida. Os santistas alegam que a árbitra prejudicou o time em 2022, em partida contra o próprio São Paulo.