Esporte

Senegal avança e Gana é eliminada: a terça-feira na Copa Africana das Nações

Equipe de Sadio Mané não sai do 0 a 0 contra Malawi, mas garante vaga nas oitavas de final; ganeses caem nos grupos pela primeira vez desde 2006

Por Vinícius Batista

Comores fez história ao bater Gana por 3 a 2; equipe segue viva pelo mata-mata Divulgação/CAF Online
Comores fez história ao bater Gana por 3 a 2; equipe segue viva pelo mata-mata
Divulgação/CAF Online

A terça-feira (18) foi de definições nos grupos B e C da Copa Africana das Nações e com grandes surpresas. Mais quatro países garantiram vaga nas oitavas de final da competição, dois ainda sonham em chegar na próxima fase e dois foram eliminados.

Na chave B, Senegal, de Sadio Mané, garantiu a primeira colocação, mas contou com a sorte. Isso porque a seleção não saiu do 0 a 0 com Malawi, no entanto a vitória do já eliminado Zimbábue sobre Guiné por 2 a 1 encaminhou o topo do grupo aos senegaleses.

Já no grupo C, mais uma zebra passeou sobre uma grande seleção. Terceira colocada, a Gana precisava vencer o modesto time de Comores para ficar em uma boa posição em busca do mata-mata, porém não cumpriu o seu papel e foi derrotada por 3 a 2. O resultado elimina os ganeses, de Thomas Partey, do Arsenal, e dos irmãos Ayew. É a primeira vez desde 2006 que a equipe fica de fora das oitavas do torneio.

Na outra partida da chave, Gabão e Marrocos protagonizaram um grande confronto pela primeira posição, que ficou assegurada pela seleção marroquina após buscar o empate em 2 a 2. Os gabões passaram na segunda colocação.

Nesta quarta-feira (19), às 16h, serão definidos os classificados e os eliminados do grupo D da Copa Africana das Nações. Com duas vitórias, a Nigéria já está garantida e apenas vai cumprir tabela contra Guiné-Bissau. O Egito, de Mohamed Salah, encara o Sudão, último colocado da chave.

Oitavas de final começam a ganhar corpo

Com os resultados desta terça-feira (18), uma partida das oitavas de final foi definida: Burkina Faso, que ficou em segundo no grupo A, vai encarar o Gabão, segundo do grupo C. 

Como se garantiu no topo do grupo B, Senegal vai encarar um terceiro colocado, que pode ser Cabo Verde, Comores ou o terceiro do grupo D, que será definido nesta quarta.

Confira os chaveamentos das oitavas de final

Camarões x 3º C/D/E

Burkina Faso x Gabão

Senegal x 3º A/C/D

Guiné x 2º F (hoje seria Mali)

Marrocos x 3º A/B/F

1ºD (hoje seria Nigéria) x 3º B/E/F

1ºE (hoje seria Costa do Marfim) x 2ºD (hoje seria Egito)

1ºF (hoje seria Gâmbia) x 2ºE (hoje seria Guiné Equatorial)

Mais notícias

Carregar mais