O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2023 acontece nesta segunda-feira (27), a partir das 21h (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol.
Como de praxe, a entidade que organiza o maior torneio da América do Sul separou as 32 equipes classificadas para o campeonato de 2023 em quatro potes.
As regras são as seguintes: clubes do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo, com exceção aos classificados via fase preliminar da Libertadores. Desta forma, o Atlético-MG pode entrar no grupo de qualquer time brasileiro, sem nenhuma restrição.
Além do Galo, principal força do "pote 4" e que pode cair em todos os grupos, Corinthians, Fluminense e Internacional têm mais chances de cair em chaves difíceis. Isso porque o trio está no “pote 2" do sorteio e foge automaticamente de Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR, os representantes brasileiros entre os cabeças de chave.
Com isso, o trio pode enfrentar já na fase de grupos os argentinos River Plate e Boca Juniors, além do Independiente del Valle, campeão da Sul-Americana (em cima do São Paulo) e da Recopa, diante do Flamengo.
O cenário ficaria ainda pior para Corinthians, Fluminense e Inter se o Atlético-MG, que veio da fase preliminar, fosse sorteado para alguma dessas chaves.
Ou seja, podemos ter River Plate ou Boca Juniors ou Del Valle, Corinthians ou Inter ou Flu e Atlético-MG na mesma chave.
Quais são os potes do sorteio da Libertadores 2023?
POTE 1
- Flamengo (Brasil)
- River Plate (Argentina)
- Palmeiras (Brasil)
- Boca Juniors (Argentina)
- Nacional (Uruguai)
- Athletico-PR (Brasil)
- Olimpia (Paraguai)
- Independiente del Valle (Equador)
POTE 2
- Libertad (Paraguai)
- Atlético Nacional (Colômbia)
- Barcelona (Equador)
- Internacional (Brasil)
- Racing (Argentina)
- Colo Colo (Chile)
- Corinthians (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
POTE 3
- Bolívar (Bolívia)
- The Strongest (Bolívia)
- Melgar (Peru)
- Alianza Lima (Peru)
- Argentinos Juniors (Argentina)
- Metropolitanos (Venezuela)
- Aucas (Equador)
- Monagas (Venezuela)
POTE 4
- Liverpool (Uruguai)
- Deportivo Pereira (Colômbia)
- Ñublense (Chile)
- Patronato (Argentina)
- Atlético-MG (Brasil)
- Sporting Cristal (Peru)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Independiente Medellín (Colômbia)