A etapa deste final de semana da Stock Car é motivo de expectativa para pilotos, equipes e fãs. Afinal, o GP Galeão marca a volta da categoria ao Rio de Janeiro após um hiato de 10 anos.
A etapa, a terceira da temporada 2022, é a primeira em solo carioca desde 15 de julho de 2012, quando o extinto Autódromo de Jacarepaguá recebeu a Stock, com vitória de Allam Khodair. De lá para cá, a antiga pista deu lugar a parte das instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016.
Do grid atual, apenas 35,3% correram pela Stock Car no Rio, enquanto 64,7% disputam uma prova da categoria em solo carioca pela primeira vez. No entanto, nenhum deles teve a experiência de correr no traça do final de semana, em uma pista no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador.
Montado nas pistas de pouso e decolagem, o traçado ganhou o nome de Circuito Cacá Bueno, em homenagem ao único piloto carioca com participação regular no grid atual – neste final de semana, o Rio também estará representado por Thiago Vivacqua, da RKL Competições. O pentacampeão é um dos remanescentes da corrida de 2012, e se mostrou animado com as características da pista.
“O circuito do Galeão tem uma reta de 1.300 metros, onde deveremos alcançar velocidades superiores a 260 km/h. Ao final desta reta, temos uma forte freada, feita em curva, que não é feita com o carro em linha reta, para uma quebrada à direita, saindo da pista de pouso principal, e isso traz um pouco de dificuldade para encontrar o ponto ideal. No entanto, isso também significa mais oportunidades de ultrapassagem”, descreveu Cacá, da Crown Racing, animado com a volta para casa.
“Vai ser um final de semana especial não só para mim, por correr em casa depois de dez anos, mas para o automobilismo brasileiro como um todo. Tem sido uma semana bem agitada, com bastante promoção da corrida nos eventos fora da pista e isso é incrível. O Rio de Janeiro precisava voltar a receber corridas grandes e importantes do esporte a motor e tenho certeza de que o GP Galeão dará este pontapé para que, em breve, as corridas voltem a ser comuns por aqui e, quem sabe, a gente possa voltar a ter um autódromo”, declarou também.
O circuito no Galeão tem 3.226 m características semelhantes à de um circuito oval. São sete curvas, sendo seis para a direita e uma para a esquerda. A superfície da pista é 100% de concreto, ao invés de asfalto, e a estimativa é de voltas na casa de 1min05s.
Com o concreto no lugar do asfalto, as equipes devem se preparar para uma corrida com mais aderência, mesmo em caso de chuva. “Por proporcionar uma aderência maior, o concreto vai permitir frenagens mais fortes a reduções mais rápidas de velocidade e, consequentemente, maior temperatura nos discos e pastilhas de freio”, explicou André Brezolin, engenheiro de projetos da Fras-Le e da Fremax, fornecedoras de pastilhas e discos de freio da Stock Car.
A etapa acontece nos dias 9 e 10 de abril, com transmissão da Band. Confira a programação:
Sábado, 9 de abril
- 8h30: Shakedown (Stock Series)
- 8h50: Shakedown (Stock Car)
- 9h10: 1º Treino – Grupo único (Stock Series)
- 9h55: 1º Treino – 1º Grupo (Stock Car)
- 10h40: 1º Treino – 2º Grupo (Stock Car)
- 12h: 2º Treino – Grupo único (Stock Series)
- 12h50: 2º Treino – 1º Grupo (Stock Car)
- 13h35: 2º Treino – 2º Grupo (Stock Car)
- 14h40: Classificação (Stock Series)
- 15h40: Classificação (Stock Car)
- 17h: Corrida 1 - 30 minutos + 1 volta (Stock Series)
Domingo, 10 de abril
- 9h50: Corrida 2 - 30 minutos + 1 volta (Stock Series)
- 13h20: Corrida 1 - 30 minutos + 1 volta (Stock Car)
- 13h57: Corrida 2 - 30 minutos + 1 volta (Stock Car)