UEFA recusa candidatura da Russia para sediar Eurocopa

País está banido de competições europeias por tempo indeterminado

Por Rodrigo Lima

Taça da Eurocopa Divulgação / UEFA
Taça da Eurocopa
Divulgação / UEFA

O Comitê Executivo da UEFA se pronunciou nesta segunda-feira (2) sobre a candidatura apresentada pela Rússia para sediar a Eurocopa de 2028 ou a de 2032 e declarou a candidatura como inelegível.

Esta é uma das várias decisões relacionadas com a suspensão da seleção e clubes russos de competições organizadas pela UEFA.

A União Russa de Futebol está banida pela FIFA e pela UEFA e não pode disputar competições organizadas pelas duas entidades em decorrência da invasão russa do território ucraniano.

Como parte das punições, a Rússia foi eliminada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e os clubes também foram eliminados de competições continentais, sem previsão de poder voltar a participar de competições como a Liga dos Campeões e Liga Europa novamente.

Confira todas as punições sofridas pela Rússia:

Competições de clubes 2022/23:

A Rússia não terá clubes nas competições da Uefa. As vagas serão herdadas de acordo com o coeficiente das federações da entidade.

Liga das Nações 2022/23

A Rússia não participará do Grupo 2 da Liga B e ficará automaticamente em quarto lugar neste grupo. Consequentemente, será rebaixada ao final da fase de grupos e classificado em 16º e último lugar da Liga B.

Euro Feminina 2022

A Rússia não vai participar no grupo C da fase final do Euro 2022 feminina, agendada para acontecer entre os dias 6 e 31 de julho, na Inglaterra, e será substituída por Portugal, adversário que a Rússia derrotou na repescagem.

Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2023

A Rússia não jogou as duas partidas agendadas para abril no Grupo E (composta por Dinamarca, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Malta e Azerbaijão) por conta da suspensão.

A Rússia não participará em nenhuma das partidas subsequentes desta competição e todos os seus resultados até agora são considerados nulos e sem efeito. Consequentemente, o Grupo E continuará como um grupo de cinco equipes.

Mais notícias

Carregar mais