Ao longo das dez primeiras temporadas, a Fórmula E fez história correndo em 25 países. Algumas etapas se tornaram tradicionais, como Alemanha (o E-Prix de Berlim, disputado no aeroporto de Tempelhof) e México (em uma versão própria do Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México).
Mas há um país que a categoria elétrica nunca conseguiu incluir no calendário, mesmo sendo terra natal de um dos campeões da disputa: Portugal.
A temporada 2019/2020 da Fórmula E terminou com o título do português António Félix da Costa, então piloto da Techeetah. A categoria então tentou aproveitar o momento: em outubro de 2020, dois meses após o fim do campeonato, levou um carro da equipe chinesa para ser piloto por Félix da Costa em uma exibição em Lisboa.
Na época, o espanhol Alberto Longo, um dos fundadores da Fórmula E, admitiu que Portugal era “um mercado interessante” para a categoria, com um potencial que poderia ser explorado. A torcida portuguesa se mostrava realmente empolgada, e o próprio piloto se engajou para transformar o sonho em uma realidade.
Posteriormente, António Félix da Costa chegou a se reunir com a Câmara de Lisboa – equivalente à prefeitura da capital portuguesa. As conversas, no entanto, não avançaram.
“Eu já tive mais focado nisso. Houve uma altura em que levamos a organização da Fórmula E a se reunir com a Câmara de Lisboa. Era um sonho. Mas nós também sabemos que isso envolve uma série de políticas, de dinheiro que tem que ser levantado para fazer o evento acontecer. Depois disso, já não depende só de mim”, afirmou o piloto português ao Band.com.br.
De acordo com Da Costa, a negociação não avançou por falta de patrocinadores que fechassem a conta. Passados quase cinco anos, talvez o piloto não possa interferir tanto com a organização – mas o sonho de um E-Prix de Lisboa ainda existe.
“Eu fiz um pouco a minha parte enquanto atleta, enquanto piloto da Fórmula E. Estaria disposto a ajudar, a ser embaixador, até a ajudar a angariar alguns sponsors para o evento. Até agora, não aconteceu”, acrescentou.
Relembre todos os E-Prix já realizados na Fórmula E entre 2014/2015 e 2023/2024:
- 10 edições
Berlim (Alemanha) - 8 edições
Cidade do México (México) - 7 edições
Monte Carlo (Mônaco) - 6 edições
Londres (Inglaterra) e Diriyah (Arábia Saudita) - 5 edições
Marrakesh (Marrocos), Nova York (Estados Unidos) e Roma (Itália) - 4 edições
Hong Kong (Hong Kong) e Paris (França) - 3 edições
Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai) e Santiago (Chile) - 2 edições
São Paulo (Brasil), Jacarta (Indonésia), Pequim (China), Long Beach (Estados Unidos), Portland (Estados Unidos) e Putrajaya (Malásia) - 1 edição
Miami (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Xangai (China), Berna (Suíça), Cidade do Cabo (África do Sul), Hiderabade (Índia), Misano (Itália), Montreal (Canadá), Moscou (Rússia), Puebla (México), Sanya (China), Seul (Coreia do Sul), Valência (Espanha) e Zurique (Suíça)