A Copa do Brasil teve 4 disputas por pênaltis nesta quarta-feira (31), sendo que três aconteceram praticamente ao mesmo tempo. Apenas Palmeiras e Grêmio conseguiram garantir as vagas durante os 90 minutos. Já Corinthians, Bahia, Athletico-PR e América-MG conseguiram sucesso nos pênaltis. Estes seis times vão para as quartas de final. Os confrontos ainda serão definidos por sorteio.
O Peixe quase foi eliminado no tempo normal, mas empatou nos acréscimos, com gol de Bruno Mezenga. Porém, nos pênaltis, o próprio Bruno Mezenga teve a cobrança defendida por Marcos Felipe, assim como Camacho.
O Grêmio eliminou o Cruzeiro em pleno Mineirão, por 1 a 0. O único gol do jogo saiu após erro de Lucas Oliveira e chute preciso de Villasanti.
O Colorado chegou a abrir 3 a 0 no 1º tempo, mas o América-MG fez gol no 2º tempo e igualou o placar agregado. Nos pênaltis, Carlos de Pena cobrou um pênalti com dois toques e teve o lance anulado, o que decidiu a vaga.
O Timão derrotou o Galo por 2 a 0 no tempo normal e se recuperou da derrota no jogo de ida, pelo mesmo placar. Nos pênaltis, Cássio defendeu a cobrança de Hulk. Edenílson chutou na trave. E assim o Corinthians fez a festa em casa.
O Fortaleza levou a melhor por 1 a 0, com gol de Lucero, mas o time de Abel Ferreira classificou às quartas no placar agregado de 3 a 1.
O Botafogo venceu no tempo normal por 1 a 0 e igualou o placar agregado. Mas nos pênaltis o goleiro Bento defendeu as cobranças de Tiquinho e Tchê Tchê.