Confira linha do tempo do caso de violência doméstica de Thiago Wild

Paralelamente ao ótimo desempenho na estreia em Roland Garros, o tenista está num processo em andamento por violência doméstica contra Thayane Lima

Da redação

Confira linha do tempo do caso de violência doméstica de Thiago Wild
O tenista Thiago Wild, em processo por violência doméstica
Benoit Tessier/Reuters

O tenista paranaense Thiago Wild, de 23 anos, avançou para a terceira rodada de Roland Garros nesta quinta-feira (1), em sua estreia no campeonato. O brasileiro venceu o argentino Guido Pella, ex-top 20 e atual 423º colocado, por 3 sets a 1.

A vitória se soma ao feito histórico da terça-feira (30), quando o atleta ganhou contra o russo Daniil Medvedev, o segundo lugar mundial no ranking da ATP, que classifica os melhores no esporte.

Desde 2004, quando Gustavo Kuerten superou Roger Federer em Paris, nenhum tenista nascido no Brasil havia vencido um dos cinco melhores do mundo em uma partida válida por um Grand Slam.

Paralelamente à ótima fase no esporte, Wild está num processo criminal em andamento por violência doméstica, injúria e lesão corporal contra a ex-companheira, a biomédica e influenciadora Thayane Lima. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) em abril do ano passado.

De 2020 a agosto de 2021, os dois viveram juntos em um apartamento na capital carioca, em regime de união estável. Thayane relata que se separou após descobrir várias traições do atleta e que viveu um relacionamento abusivo. Confira abaixo. 

Linha do tempo: processo de violência doméstica de Thiago Wild

8 de maio de 2020

De acordo com o processo, que corre em segredo de Justiça, mas teve trechos divulgados pelo UOL, Thiago chegou às "vias de fato" nesta data, ao agredir fisicamente a então companheira.  

O denunciado Thiago, consciente e voluntariamente, praticou vias de fato em face de sua ex-companheira/vítima: Thayane Lima da Silva, ao apertar abruptamente o dedo desta, registrou.

A denúncia também apontou que o atleta se aproveitava da dependência financeira de Thayane para ridicularizá-la em público, além de fiscalizar as redes sociais da companheira, indicando o que poderia ser publicado.  

Agosto de 2021

Após separação, Thayane veio a público relatar que viveu um relacionamento abusivo com Wild. Nas redes sociais, onde já reunia mais de 1,2 milhão de seguidores, ela contou que se separou após descobrir cinco traições através do celular do ex-companheiro.

Em entrevista ao UOL à época, a jovem acrescentou que passou a receber tratamento psiquiátrico e psicológico depois do término, além de ter pedido medida protetiva contra Wild.

“Eu não podia usar biquíni na praia, porque ele ficava incomodado. Ele reclamava das minhas roupas e controlava o que vestia. Fez eu parar de falar com meu melhor amigo, porque ele não gostava. Concordava com tudo isso, de tanta pressão psicológica”, disse.

Além do processo criminal, Thayane e a advogada também ingressaram com ação na esfera cível para pedir indenização por danos morais e materiais.

Setembro de 2021

O tenista disse que as afirmações apresentadas por Thayane nas redes sociais eram "inverídicas e difamatórias", em nota distribuída para a imprensa. Ele acrescentou que o assunto será tratado somente nos âmbitos privado e jurídico.

Em relação às afirmações desairosas a meu respeito, tenho a esclarecer que se tratam de práticas difamatórias e caluniosas que igualmente são objeto de processos cíveis e criminais já em curso, afirmou.

Outubro de 2021

O atleta foi indiciado e a 1ª Promotoria de Justiça e Investigação Penal de Violência Doméstica de Jacarepaguá, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, recebeu o inquérito criminal.

Abril de 2022

O MP-RJ denunciou o tenista Thiago Wild por violência doméstica, injúria e lesão corporal contra sua ex-companheira, Thayane Lima. Segundo as acusações, o atleta teria agredido a namorada física e verbalmente durante o relacionamento.

Caso condenado pelos três crimes, a pena pode chegar a três anos de reclusão.

30 de maio de 2023

Após mais de um ano desde o início do processo, o caso de violência doméstica envolvendo Thiago Wild segue em andamento. O tenista não foi encontrado nos endereços informados à Justiça do Rio de Janeiro em três tentativas de entrega da intimação.

O advogado de defesa do atleta, Rafael de Melo, justificou a ausência ao portal UOL. "O Thiago não foi localizado pois está fora do Rio de Janeiro e do Brasil dedicando-se às atividades profissionais, fato este que é de conhecimento público", apontou.

30 de maio de 2023 - coletiva

Em coletiva de imprensa após a vitória contra Daniil Medvedev em Roland Garros, Wild responde rispidamente um jornalista que pergunta sobre o caso de violência doméstica. Ele se recusou a prestar esclarecimentos.

"Eu não acho que temos que tratar desta questão aqui. Não acho que você deveria fazer essa pergunta a ninguém. Não acredito que é você que tem que decidir se esse é o lugar em que temos que falar disso", disse o tenista.

O jornalista alemão que fez a pergunta, Jannik Schneider, acrescentou que buscava saber o lado do atleta em toda a história. “Você pode escrever o que quiser. Aliás, nunca fui casado. OK? Então deixe isso de fora", rebateu Wild. Assista ao vídeo abaixo.

30 de maio de 2023 - Thayane Lima

Após a vitória de Wild contra Medvedev, Thayane se pronunciou nas redes sociais e disse que vai evitar conflito, apesar de ter recebido várias mensagens sobre o assunto. "Se vocês vieram procurando confusão, não vão achar, porque o que tinha que ser feito já foi feito", apontou.

Ela acrescentou que o processo está em curso no MP e que espera "que a Justiça seja feita". "Todo mundo viu o que aconteceu e me choca um pouco que de repente a pessoa ganha um, dois, três jogos e simplesmente todo mundo esquece o que a pessoa fez. Mas é o nível de importância que as pessoas dão no Brasil para a violência contra a mulher", disse.

Mais notícias

Carregar mais