Como praticar o autoconhecimento? Astróloga lista práticas que ajudam na jornada

Sabia que o autoconhecimento pode te dar uma ideia de como atingir suas metas e objetivos com mais facilidade? Entenda sobre o assunto

Amanda Rodrigues, do Astrodica

Astrodica

Amanda Rodrigues é comunicadora (PUC-RJ), astróloga e psicoterapeuta Junguiana. Criadora do @astrodica, onde compartilha sua paixão pela vida e espiritualidade. Acredita que a astrologia é uma bússola essencial que guia os nossos processos e progressos. Através do seu método, a Astrologia do Feminino, ajuda milhares de pessoas a viverem a sua melhor versão.

Olá amoras e amores, espero que vocês estejam bem! Existem muitas formas de praticar o autoconhecimento — a maioria delas sem nem sair de casa! Vamos entender quais conferir hábitos você pode inserir na sua rotina?

O que fazer para ter autoconhecimento?

Meditação

A primeira dica é a meditação e a respiração. Reserve alguns minutos do dia a dia para meditar e para respirar profundamente. A meditação nos ajuda a acalmar a mente, aumenta a consciência sobre os pensamentos que estão em nossas cabeças e controla emoções. A gente consegue se conectar com si em um nível muito mais profundo, diminuindo a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Ter um diário

Outra sugestão é ter um diário. Separe um tempo para escrever sobre as suas sensações, emoções e seus pensamentos. Aproveite e escreva também os motivos pelos quais você é grato. A escrita nos ajuda a reconhecer os pontos positivos da nossa vida e a cultivar a mentalidade de contemplação.

Esteja no presente

Outra prática superpotente é o mindfulness. Pratique estar presente no momento, estando consciente das suas ações, dos seus pensamentos e dos seus sentimentos enquanto você realiza as suas tarefas diárias, como comer, caminhar ou simplesmente tomar um banho.

Acompanhe as fases da Lua  

Claro que não poderia faltar essa! Acompanhar as fases da Lua no céu pode ser uma prática de autoconhecimento porque cada período traz para a gente uma energia única, que pode ser aproveitada para diferentes propósitos.

Quando a gente observa cada uma das fases e trabalha com essas energias, podemos nos sintonizar ao fluxo natural da vida, aprendendo alinhar nossos próprios ritmos internos. Isso vai nos ajudar a desenvolver uma consciência maior de nós mesmos em relação à produtividade e criatividade, aos nossos padrões emocionais e também de comportamento, ajudando nas tomadas de decisão e alinhando as nossas ações aos nossos objetivos e valores pessoais.

Se questione

O autoquestionamento é super potente para praticar o autoconhecimento porque a gente pode explorar os nossos valores, desejos, medos e motivações. Se pergunte o que você quer na vida, quais são os seus objetivos, o que você deseja alcançar e como você pode superar os seus obstáculos e inseguranças.

Observe a vida

Outra dica potente é auto-observação que a meditação nos proporciona. Reflita as suas reações emocionais e de comportamento nas diferentes situações do seu dia a dia — isso pode te ajudar a entender melhor as suas tendências e os seus padrões de comportamento. A escrita também auxilia nesse processo.

Não se cobre tanto

A última dica é se posiciona como uma grande aprendiz na vida. Todas as vezes que a gente se abre para explorar novos conceitos e perspectivas, a aprender algo novo, a gente se aprofunda no nosso autoconhecimento e expande a consciência.

Lembrem-se de que o autoconhecimento é um processo contínuo e que cada pessoa pode encontrar o seu próprio método, uma prática que funciona melhor para você. O importante aqui é dedicar o tempo e a energia para se conectar consigo mesmo e desenvolver uma compreensão mais profunda de quem você é. O autoconhecimento nada mais é do que um enamoramento de nós com nós mesmos. 

Espero que tenha feito sentido e espero que vocês coloquem essa dica em prática no dia a dia de vocês para fortalecer e potencializar o seu autoconhecimento. Até a próxima!