O que é lunação? Saiba como o ciclo das fases da Lua pode influenciar sua vida

Astróloga explica que a lunação é um ciclo poderoso que rege as marés emocionais e as energias que nos cercam

Amanda Rodrigues

O que são lunações e qual é o impacto delas nas nossas vidas?

A lunação é um ciclo poderoso que rege as marés emocionais e as energias que nos cercam. Elas impactam diretamente na forma como a gente vive e se relaciona com o mundo.

Lunação é um nome dado ao ciclo completo da Lua, que começa na Lua Nova e termina na Lua Minguante. Esse ciclo dura, aproximadamente, 29 dias e meio. E a Lua fica no mesmo signo por dois dias e meio.

Dentro desse ciclo a Lua passa, então, pelas suas quatro fases principais: a Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Cada uma dessas fases traz uma energia única que influencia não só o nosso humor e comportamento, mas os eventos ao nosso redor.

Os ciclos lunares se repetem mês a mês. Entender as lunações e as fases da Lua é como ter um GPS que nos guia na descoberta dos nossos padrões emocionais e de comportamento. 

As fases da Lua na lunação

Lua Nova

A Lua Nova é sinal de um novo começo. É aquele momento de plantar sementes, iniciar projetos e definir as nossas intenções. É uma fase mais introspectiva, e o silêncio e a reflexão ganham força. Como a Lua Nova sempre acontece em um signo em específico, esse signo define as características de uma lunação.

Exemplo: uma Lua Nova em Áries traz impulsividade e coragem, enquanto em Peixes favorece a intuição, a conexão espiritual, a compaixão. 

Lua Crescente

Já a Lua Crescente, que surge logo depois, é uma fase de movimento, de dedicação. É o momento de realizar as nossas intenções. O signo que ocupa essa fase nos inspira a atravessar dificuldades.

Exemplo: uma Lua Crescente em Touro inspira paciência e perseverança, enquanto em Gêmeos pede adaptação e comunicação.

Lua Cheia

Quando a Lua Cheia chega, tudo que foi semeado começa a florescer. Esse é um momento de colheita, de revelação, e as emoções ficam à flor da pele e as situações culminam, chegam no seu ápice.

Exemplo: a Lua Cheia em Leão exalta o brilho pessoal e a necessidade de reconhecimento. 

Lua Minguante

A Lua Minguante é uma fase de encerramento, de reflexão, de liberação. É hora de deixar ir o que não serve mais e de se purificar, se preparar para o novo ciclo que está por vir.

Exemplo: em Escorpião, a Lua Minguante pede transformação, enquanto em Virgem sugere organização e limpeza. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais