Horóscopo

Como é o pai de cada signo? Astrólogo revela

Neste Dia dos Pais (14), saiba mais sobre a personalidade do seu pai, segundo a astrologia:

Por André Mantovanni

Como é o pai de cada signo? Astrólogo releva
Como é o pai de cada signo? Astrólogo releva
Reprodução/À Procura da Felicidade

O seu pai é daqueles que lê o horóscopo todas as manhãs, ou duvida da própria ideia de astrologia? Independentemente do que ele pensa sobre os astros, ver o estilo do seu paizão por meio de um viés astrológico pode te ajudar a enxergá-lo de outra perspectiva ou até entendê-lo melhor!

Em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 14 de agosto, saiba abaixo um pouco da personalidade do pai de cada signo:

ÁRIES

Os pais nascidos sob o signo de Áries são conhecidos por sua espontaneidade e grande vigor: são enérgicos, entusiasmados e reativos. Tornam-se verdadeiras crianças com os filhos no quisto brincadeira, se dispõe a correr, andar de bicicleta, dançar, fazer acrobacias, e tudo aquilo que gaste tanto a sua energia quando a das crianças.  São o tipo que topa qualquer coisa, pais incentivadores que trabalham para que os filhos sejam campeões. 

Embora eles possam ser pais realmente divertidos, os arianos são propensos a levar a sério demais a brincadeira com as crianças, tornando-se competitivos com os próprios filhos. Tendem a disputar atenção e, por sua característica impulsividade, a perderem o controle dizendo coisas que não queriam e se arrependem depois. Paciência definitivamente não é o forte deles, então um pai de Áries precisa trabalhar essa dinâmica, especialmente com crianças mais novas.

TOURO

A paciência é a virtude primordial do pai de Touro, da qual as crianças exigem muito. Conhecidos por serem equilibrados, os taurinos se destacam no mundo dos pais por causa de sua capacidade de permanecer ancorados. Embora às vezes possam ser conhecidos pela teimosia, é essa mesma característica que os incentiva a serem pais firmes e apaixonados por sua família. Esse é o pai que fará qualquer coisa por seus filhos. Touro rege a segunda casa da roda astrológica, que nos fala de valores e posses. Os pais de Touro estão preocupados em fornecer um ambiente estável e financeiramente seguro para seus filhos. Podem ser mais reclusos e distantes, no entanto têm a própria maneira sutil de mostrar seu amor e preocupação. Eles são ótimos professores e fazem o possível para evocar sentimentos de compaixão, ética, moral e um senso de lealdade em seus filhos. O signo de terra firme, vive por um sentido claro de rotina e acredita que podemos aprender com cada experiência.

GÊMEOS

Regidos por Mercúrio, o planeta da comunicação e da troca, os pais de Gêmeos são altamente verbais, imprevisíveis, intelectuais, não convencionais e, em alguns pontos, erráticos. Além de movimentarem a vida de uma família, costumam ser uma das pessoas mais sábias na vida da criança, pois conseguem se adaptar a cada fase de desenvolvimento dos pequenos, identificando as suas necessidades e motivações. Buscam redefinir a família e revolucionar o amor. Não são adeptos às convenções e conseguem transformar qualquer lugar em lar e qualquer configuração de vínculos afetivos, em famílias únicas e cheias de personalidade. Divertidos e espirituosos, eles não apenas possuem as habilidades de conversar com seus filhos, mas também se misturam bem com eles e seus amigos.

Apesar de toda a boa vontade e esforço em se relacionarem com os filhos como verdadeiros amigos, os pais geminianos precisam lembrar que ainda assim são pais, com o papel de educar, ensinar e impor limites, respeitando o espaço da criança. 

CÂNCER

Câncer rege a quarta casa da roda astrológica, ligada às raízes e a ancestralidade. Signo cardinal do elemento água, os pais nascidos sob essa influência, garantem o talento para todo tipo de cuidado e preocupação. O pai canceriano quer proteger a sua prole a todo custo, mesmo por muitas vezes essa proteção impacte no desenvolvimento da independência de seus filhos.  O desejo de mantê-los seguros decorre de seu medo de perdê-los. São pais que precisam estar atentos ao limite entre cuidado e controle. 

Os mais cariosos e amorosos do zodíaco, sabem como acolher os filhos, mesmo um telefonema de cinco minutos com ele é reconfortante, levando a sua prole diretamente para as lembranças do aconchego familiar. Seus hobbies provavelmente incluem culinária, jardinagem, marcenaria e tudo que possa resultar em uma casa mais aconchegante. 

Governados pela emoção, eles serão o tipo de pai que chora quando seu filho chora porque isso os afeta profundamente. São almas emocionais que tem o poder de não apenas de reconhecer todos os desejos e vontades de seus filhos, mas também os ajuda a entender os seus próprios sentimentos e necessidades emocionais.

LEÃO

Os pais leoninos agem com o coração. Leão rege a quinta casa da roda astrológica, ligada à diversão, à criatividade e ao prazer. Os nativos desse signo valorizam a brincadeira e honram a sua criança interior. Esse é um pai que faz questão de estar ao lado dos filhos acompanhando o seu crescimento de forma muito próxima e protetora. Os pais leoninos também são aqueles que estão sempre com as crianças nas brincadeiras, nas festas e em todas as atividades lúdicas e divertidas. 

Para o pai de Leão os filhos são o seu maior orgulho: serão sempre os melhores, os mais bonitos e os mais inteligentes do mundo (e serão cobrados para isso). Fazem questão de exibi-los para quem quiser ver. Por outro lado, a sua característica dominante, orgulhosa e pouco flexível pode dificultar que a sua prole siga o seu próprio caminho, se arrisque e aprenda com os erros. 

VIRGEM

O pai virginiano é aquele que procura ter o domínio completo do dia a dia dos filhos. É ele quem cuida dos horários, marca o pediatra, acompanha cada nota na escola: ele tenta, a todo custo, estabelecer uma rotina na vida de seus filhos. Os virginianos são notoriamente duros consigo mesmos, querendo aderir a um padrão de perfeição e uma ideia de sucesso que muitas vezes inalcançável, por vezes, eles projetam esses ideais nos filhos e trabalham duro para que a sua prole evolua. Ter um filho é naturalmente contrário a qualquer ideia de calma ou controle e é aí que o virginiano aprende a descer a régua. 

Apesar da exigência característica, os pais virginianos encontram meios de estar exatamente onde os filhos precisam que eles estejam. Não fazem grandes gestos e certamente não são barulhentos, mas demonstram o seu amor em cada mínimo detalhe: na noite em claro esperando para ir buscar na festa, na roupa limpa e impecavelmente passada, nas refeições deliciosas e balanceadas, nas regras que tornam a rotina dos filhos mais saudável. O pai virginiano quer apenas o melhor para os seus filhos e trabalha como uma formiguinha incansável para proporcionar tudo o que puderem. 

LIBRA

Os pais librianos desejam ser amigos dos filhos, o papel disciplinador não é a sua posição favorita. Avessos a conflitos, são aqueles que preferem uma boa conversa no lugar das broncas e castigos. Vaidosos, se preocupam a aparência de sua prole, deixando-os sempre impecavelmente limpos e bem-vestidos.  Calmos e tranquilos, fazem o papel de conciliador, mostrando a importância de sermos justos e valorizarmos as relações. São pais que ensinam os filhos a olhar para os dois lados de toda situações e a se colocar no lugar do outro. Eles conversam, argumentam e procuram disciplinar os filhos sem pressa de explicar o porquê de cada coisa, procurando junto à criança uma solução para qualquer discordância. 

Por outro lado, a falta de firmeza do pai libriano, pode trazer sobrecarga para quem está no papel da mãe. Essa pessoa, diante da falta de iniciativa do parceiro, se torna a portadora das más notícias e impositora dos limites, tão necessários na educação.

ESCORPIÃO

Como um signo de água fixo governado por Plutão, planeta da morte e regeneração, os pais de Escorpião trazem consigo muita intensidade e paixão. São pais que nutrem um amor profundo por seus filhos, mas nem sempre conseguem externalizar esse sentimento. Podem ser mais sérios e severos na criação da prole, menos abertos a brincadeiras diversão. Por outro lado, eles são pessoas que necessitam do seu espaço de recolhimento e silêncio e certamente respeitam, como um princípio, a individualidade dos filhos. 

Apesar de pouco abertos para deixar que os filhos compartilhem as angústias de seu desenvolvimento, o pai escorpiano sabe identificar os momentos de necessidade de forma intuitiva e estará presente com o suporte necessário. 

Sua graça salvadora como pai é sua curiosidade. É provável que o pai de Escorpião queira aprender tudo o que há para saber sobre seus filhos, mesmo que às vezes eles fiquem reservados e precisem se retirar para seu espaço tranquilo e seguro.

SAGITÁRIO

Os pais sagitarianos são figuras divertidas, espontâneas e pouco disciplinadoras. Assim como os pais de libra, podem ter dificuldade em se comprometer com a regras e padrões na educação dos filhos, pois eles não seriam capazes de cumpri-las. São pais que tendem a ser ausentes nas tarefas do dia a dia, assumindo o protagonismo apenas nos momentos de diversão, propondo atividades que saem da rotina das crianças. Eles são pais que desejam incutir nas crianças a mesma curiosidade e senso de aventura que o alimenta todos os dias.

Essa flexibilidade pode, à princípio, fazer deles os melhores pais do mundo, mas é importante que eles lembrem que a sua característica volúvel e de certa forma irresponsável, nem sempre contribui para a educação dos filhos. Esses são pais que tendem a sobrecarregar quem exerce o papel de restringir, limitar e orientar os pequenos. Eles sabem como se divertir e encher a vida de seus filhos com aventuras e emoção. No entanto, pode haver momentos em que eles ignoram as necessidades de seus filhos. Portanto, precisam buscar manter um equilíbrio entre os dois.

CAPRICÓRNIO

Família, para um pai de Capricórnio, é um meio de estabelecer e expandir um império duradouro. Governado por Saturno, planeta que impõe limites e mantém o status, Capricórnio é o pai incontestável do zodíaco. Eles querem que seus filhos se sintam afirmados pela base que fornecem e inspirados pela ética de trabalho que exemplificam. Há um pouco de “nunca bom o suficiente” com os filhos. Podem ser duros e estão permanentemente preocupado que eles tenham uma boa disciplina. 

Quaisquer que sejam os objetivos que os filhos tenham para si, o pai capricorniano fará o que puder para ajudá-lo a alcançar. São pais difíceis de ler e podem até parecer frios, especialmente quando se trata de afetos. Mas o que falta em abraços, ele compensa em ligações frequentes para ver como você está progredindo em direção aos objetivos. Como pai, eles são os primeiros a planejar e inscrever as crianças em atividades, aproveitando o aspecto pedagógico de ser pai. Eles apreciam a confiabilidade e ensinarão seus filhos a honrar isso.

AQUÁRIO

Este signo é conhecido por viver de acordo com as suas próprias leis. Regidos por Urano, planeta da criatividade e mudanças repentinas, esse pode ser um comportamento problemático para a educação de crianças que necessitam de constância e rotina. Mesmo que esse pai seja um encorajador dos filhos, estimulando-os a explorar saídas alternativas e a se envolver em atividades artísticas, é necessário que ele atenda também as necessidades infantis de hábitos e ordem.

Os aquarianos são pais que apostam em dar a seus filhos o espaço pessoal que eles merecem e querem que eles prosperem por conta própria, mas isso às vezes pode criar uma longa lacuna entre seu vínculo emocional. Seus métodos não são convencionais de demostrar afeto podem parecer distantes. É importante que esses pais saibam, equilibrar firmeza com ternura.

PEIXES

Peixes é governado por Netuno, planeta dos sonhos e ilusões. Altamente empático, o pai pisciano nunca estará ocupado demais para checar como o filho está se sentindo, embora não tenha tanto talento para garantir o término da lição de casa. Ele é o ombro amigo para o filho chorar e a sua fonte para conversas animadoras.  Artístico, emocional, compassivo e generoso são apenas algumas das incríveis qualidades do pai de Peixes. Por outro lado, precisam estar atentos às alterações repentinas de humor e a falta de foco. Esses pais podem ter dificuldade em colocar limites nos filhos pois relutam em encarar a realidade de uma maneira prática. A sua vontade de protege-los de todas as ameaças possíveis, pode construir um ambiente perigosamente positivo e idealista para eles.

Tópicos relacionados