Personare

Sonhar com dente é bom ou ruim? Veja os significados

Você já sonhou com dente mole, quebrado ou caindo? Entenda qual é a mensagem que seu inconsciente quer passar

Por Personare

Sonhar com dente é bom ou ruim? Descubra!
Sonhar com dente é bom ou ruim? Descubra!
Bigstock

Sonhar com dente pode estar associado à agressividade, ao sorriso, à mastigação e à estética. Neste artigo você pode entender o significado mais ligado ao que você sonhou.

Sonho é o canal de comunicação do seu inconsciente com seu consciente. Ou seja, sonhar com dente significa que seu inconsciente está enviando uma mensagem ao seu consciente por meio do símbolo.

Abaixo, você vai entender os principais significados que sonhar com dente podem ter na sua vida, desde a possibilidade de cortar, esmagar ou perfurar alguma coisa até o alinhamento e organização na sua vida.

Sonhar com dente: é bom ou ruim?

Depende. O significado de sonhar com dente está diretamente associado ao contexto do sonho.

Pode significar, por exemplo, que algo está trazendo constrangimento para sua vida ou que você pode estar escondendo algo que te faz sorrir.

Os dentes são ossos e quando aparecem nos sonhos podem representar estrutura.

  • Ou seja, sua vida está sólida?
  • Como você sente a estruturação da sua personalidade?

Conheça mais sobre sua personalidade através do Mapa Astral! Com ele, você aprende mais sobre seu jeito de ser, suas emoções, como você vive o amor, suas forças, oportunidades e desafios.

Significados de sonhar com dente

Um aspecto interessante sobre dentes é que muito animais os mostram quando se sentem ameaçados. Mas também é como demonstram que estão atentos e prontos para se defenderem e para atacarem.

Assim, mostrar os dentes em um sonho pode ser uma forma de mostrar o potencial agressivo em um conflito.

Entenda melhor a partir do contexto do seu sonho:

1. Sonhar com dente caindo

Esse é um dos tipos de sonho mais relatados. Sonhar com dentes caindo e perder dentes permanentes um pode expressar a perda da alegria na sua vida, ou seja, a impossibilidade do riso

Sonhar com dente caindo pode representar algo que “não cabe” mais na sua vida. Ou seja, seu inconsciente pode estar tentando dizer para você que algo precisa ser removido para trazer alívio.

Perder os dentes em um sonho pode significar ainda que há agressividade não expressada no seu cotidiano, assim como a impossibilidade de “defender” uma ideia própria.

Você tem tido dificuldades em expressar claramente algo que te incomoda? Você gostaria de impor limites ou posicionamentos e não está conseguindo?

2. Sonhar com dente quebrado ou podre

Sonhar com dente podre e feios ou com dente quebrado, de modo que você sente vergonha, pode ser uma tentativa do seu inconsciente de compensar excesso de preocupação com a própria aparência.

Por isso, é importante que você pense em atitudes em que tem dedicado muita energia a isso, desconsiderando sua saúde, seu bem-estar ou seus próprios sentimentos.

3. Sonhar com dente mole e troca de dentes infantis pelos permanentes

Sonhar com dente mole quando o contexto é a troca dos dentes infantis por permanentes pode representar crescimento e amadurecimento interior.

Além disso, pode significar o início de uma nova fase, um chamado para responsabilidades que até então não faziam parte das suas vivências.

4. Sonhar com a boca cheia de dentes

Sonhar que sua boca está cheia de dentes, com mais volume do que o normal, pode ser uma mensagem do seu inconsciente sobre seu comportamento compulsivo e desmedido.

Sempre importante lembrar que você pode trabalhar compulsões em terapia e em processos de Autoconhecimento, como a Astrologia.

5. Sonhar que quebra um ou mais dentes

Muitas vezes, o sentimento de pavor vem acompanhado de sonhos em que há perda ou quebra dos dentes. Será que você vem perdendo valores que são preciosos para você? Vale a atenção!

Como entender o significado do seu sonho

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós.

Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho nos permitem explorar o sentido que o símbolo tem para cada um, individualmente.

Desse modo, elas facilitam a reflexão e estimulam associações pessoais com as próprias vivências do sonhador.

Reflita sobre o sonho

Agora que você já pode entender algumas questões sobre o contexto do seu sonho, comece seu processo de reflexão respondendo algumas perguntas:

Primeiro passo: perguntas sobre seu sonho

  • Qual o papel dos dentes no enredo do seu sonho?
  • Qual a importância que os dentes têm para você?
  • Quais os sentimentos que surgiram quando você sonhou com dentes?
  • Esses dentes do seu sonho estão em uma boca, estão soltos, são naturais, são próteses?
  • Como está a posição dos dentes, que formato eles têm?
  • Que atitudes você tomou tem em relação aos dentes no seu sonho?

Segundo passo: o que está acontecendo na sua realidade?

  • Como você pode equilibrar sua estética com quem você é no seu íntimo?
  • Você tem conseguido “digerir” as situações que estão acontecendo ao seu redor?
  • Como você lida com a exposição das suas ideias, limites e incômodos? Você luta por eles ou acaba sempre cedendo?
  • Você está fazendo escolhas que não te trazem alegria?
  • Você está vivendo uma vida que te tira o encanto?
  • O que precisa amadurecer em você?
  • Que parte de você precisa ser extraída para que você possa se desenvolver melhor?

Mas, se você precisar de uma análise mais profunda, você pode procurar um especialista para ajudar você a trabalhar mais a fundo as questões que apareceram no seu sonho. No Personare, você encontra a consulta Interpretações dos Sonhos, com a terapeuta Mari Hein.

Texto escrito por Thaís Khoury (thais.khoury@hotmail.com), psicóloga clínica que utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.

Tópicos relacionados

Personare

Carregar mais