band.uol.com.br

Notícias Cidades
Atualizado em 23/12/2016 19:21

SP: Prefeituras investem em app contra o Aedes

Quiz StrikeAedes é para ampliar o conhecimento sobre as três doenças transmitidas
As perguntas valem pontos, e o mais bem posicionado no ranking semanal será premiado / Reprodução/Twitter As perguntas valem pontos, e o mais bem posicionado no ranking semanal será premiado Reprodução/Twitter

Com a finalidade de adotar o conhecimento como ferramenta de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya -, a campanha #StrikeAedes traz para os meios digitais um quiz sobre o inseto e a região paulista.  

A ideia é que, envolvendo-se nestas atividades interativas, jovens em idade escolar consigam adquirir informações sobre a importância de se colocar em prática medidas para evitar a proliferação do mosquito e, ao mesmo tempo, reconhecer o quão fundamental é a sua atuação cidadã na luta contra o Aedes.

A partir do aplicativo StrikeAedes, é possível participar do jogo lançado pela campanha, que acontece no momento em que o país vive epidemias das três doenças transmitidas pelo mesmo inseto. As ações de combate, no entanto, foram acentuadas no início deste ano e têm potencial para reduzir a incidência das doenças por meio da disseminação de informações. Além do aplicativo, a campanha #StrikeAedes traz notícias sobre a luta contra o mosquito e novidades ligadas ao jogo por meio de um hotsite e de seus perfis nas redes sociais.

A iniciativa faz parte de uma parceria do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) com as prefeituras dos municípios de Osasco, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Quiz

No jogo, um quiz cultural, os participantes devem responder questões sobre história, geografia, cultura, saúde, assim como sobre assuntos relacionados aos municípios mencionados, para ativar seu conhecimento sobre essa região do estado de São Paulo. Os seus acertos e erros farão com que ampliem seus conhecimentos a respeito do mosquito Aedes aegypti e das doenças que ele transmite.

Além disso, as perguntas valem pontos, e aqueles que estiverem mais bem posicionados no ranking semanal do jogo poderão ganhar prêmios, caso residam nos municípios cujas prefeituras são parceiras do Cioeste. De qualquer maneira, contudo, todos podem jogar e participar das ações de combate contra o Aedes aegypti.

O app StrikeAedes pode ser baixado a partir do Google Play ou da App Store.

Confira também: 
Antibiótico pode evitar dano causado por Zika
Tempo chuvoso aumenta alerta contra a dengue