O ICOMOS Brasil pede a inclusão da Serra do Curral no Heritage Alert, alerta global de patrimônios em risco. O órgão - que é vinculado à ONU e à UNESCO - apresentou nessa terça-feira (6), na UFMG, os estudos que vão subsidiar a solicitação. O documento terá tradução em diversos idiomas e será enviado na próxima semana para diversos órgãos internacionais, além da Unesco.
No pedido, os pesquisadores do ICOMOS citam a urgência no tombamento da Serra, a ampliação da área já tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a preocupação com recursos naturais da região e a necessidade de recuperar áreas já degradadas pela mineração.
Procurado, o governo de Minas disse que a Serra do Curral está sob proteção provisória, que impede o início de novas atividades sem autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e que o tombamento definitivo aguarda aprovação do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP), que teve encontros suspensos por determinações judiciais.
*Sob supervisão de Laryssa Campos