Mais de 2 mil jovens foram apreendidos em Belo Horizonte, em 2021, suspeitos de envolvimento em algum ato infracional. Os dados são de um relatório elaborado pela Vara Infracional da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Segundo o documento, no ano passado 2.102 jovens foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte, o que equivale a cerca de 5 adolescentes apreendidos por dia.
O tráfico de drogas é o crime mais comum entre os adolescentes, com 1.336 ocorrências, uma queda de quase 15% na comparação com o ano passado, quando foram registradas mais de 1.500 ocorrências.
Segundo o juiz da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Afrânio José Fonseca Nardy, as informações levantadas têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a área.
O relatório ainda traçou o perfil desses jovens. A maioria é do sexo masculino, aproximadamente 64% são pardos, mais de 23% são pretos e quase 10% são brancos.