BH: Servidores municipais decretam greve a partir da próxima semana

Os servidores discordaram do valor do reajuste em 5,93%, parcelado em duas vezes: agosto e dezembro.

Bruno Favarini

BH: Servidores municipais decretam greve a partir da próxima semana
Uma assembleia foi realizada nessa quinta-feira (17)
Divulgação/Sindibel

Servidores municipais decretam greve a partir da próxima terça-feira (21), depois de rejeitarem a proposta de reajuste salarial oferecida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Em uma assembleia realizada nessa quinta-feira (17), os servidores discordaram do valor do reajuste em 5,93%, parcelado em duas vezes: agosto e dezembro.

De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que assessora os servidores, a perda salarial em janeiro deste ano somava 7,86%. Em julho deste ano, seria necessário 11,40% para recomposição dos salários e em dezembro 14%.

Em nota, a PBH disse que lamenta que as categorias ainda não tenham aceitado a proposta de reajuste apresentada, que reflete todos os esforços do Município para conceder reajuste referente à inflação de 2022, mesmo diante de um cenário desfavorável.

A proposta da prefeitura representa um aumento de 10,77% da Despesa de pessoal de 2022, e um crescimento de 6,86% receita municipal, em relação ao ano passado.

O Executivo ressaltou que qualquer outra proposta pode extrapolar as finanças municipais, comprometendo o pagamento em dia do funcionalismo e a prestação de serviços à população e, por isso, solicitou sensibilidade de todas as partes.