Band Minas

Brumadinho: Alunos deixam de ir à escola por medo de rompimento de barragem

Daniel Abreu*

escola brumadinho
escola brumadinho
Reprodução / Redes Sociais

A barragem Santa Bárbara, da empresa Vallourec Mineração, tem causado medo e queda no fluxo de crianças em uma escola localizada em área de risco, em Brumadinho, na Grande BH.

Segundo divulgado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, 279 crianças são atendidas todos os dias pelo colégio, que fica localizado a aproximadamente dois quilômetros da barragem no distrito de Piedade do Paraopeba. Ainda segundo a ALMG, pela localidade da escola, que tem aproximadamente 120 anos, em caso de rompimento, não haverá tempo suficiente para que os órgãos civis façam a retirada das pessoas em risco.

Segundo os pais, o colégio emitiu um comunicado, nos últimos meses, relatando um treinamento de fuga para as crianças e funcionários, em caso de problemas na barragem.

Os últimos laudos emitidos indicam não haver riscos na estrutura, contudo, a comunidade se mantém em alerta, gerando insegurança aos pais e filhos.

Ainda segundo os responsáveis, uma transferência da escola para um local seguro – fora da área de risco – seria a solução. Algumas crianças já foram transferidas da escola por falta de confiança.

A direção da escola relatou que o Ministério Público acompanha a situação e aguarda estudos da Vallourec sobre descomissionamento da barragem, melhora na estrutura ou transferência do colégio.

Segundo estudos da mineradora, o local seria atingido em cerca de 22 minutos. Nossa equipe tentou contato com a empresa, mas até o momento não houve retorno.

*Sob supervisão de Mábila Soares

Tópicos relacionados