É celebrado, nesta terça, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo

A data tem o intuito de combater preconceitos e informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo mais qualidade de vida à comunidade

Isabella Neres

É celebrado, nesta terça, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo
De acordo com o IBGE, estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de autistas
Getty

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça-feira (02/04). Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data tem o intuito de combater preconceitos e informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo mais qualidade de vida à comunidade.

A princípio, é preciso compreender que o autismo não é uma doença, mas, sim, um distúrbio no neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode manifestar características como dificuldade na comunicação – verbal e não verbal – e na socialização, movimentos repetitivos, híperfocos, apego à rotina, superdotação, entre outros. Contudo, a expressão dos traços não ocorre da mesma forma em todos os autistas, cada um tem sua especificidade e pode exprimir comportamentos completamente diferentes dos outros.

Promovendo campanhas de conscientização e lutando contra estereótipos, a data comemorativa busca dar mais visibilidade ao TEA. De acordo com o IBGE, estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de autistas. Com o tratamento correto, neurodivergentes podem desenvolver melhor suas habilidades e ter uma maior qualidade de vida. 

Mas, além disso, são fundamentais o respeito e a compreensão, para que autistas vivam bem, pois merecem o bem-estar assim como qualquer outro indivíduo.