Escolas amanhecem fechadas no 1º de maio após tiroteio entre gangues

Daniel Abreu*

Moradores ficaram presos em casa durante tiroteio Reprodução
Moradores ficaram presos em casa durante tiroteio
Reprodução

Dois homens foram presos no bairro Primeiro de Maio, zona Norte da capital, nessa quinta-feira (1º), suspeitos de trocarem tiros com grupos rivais durante disputa pelo comando do tráfico de drogas na região. Em gravações feitas por moradores é possível ouvir os disparos e o clima de terror. Homens encapuzados teriam passado pelas ruas ordenando o fechamento do comércio e escolas. Algumas unidades de ensino amanheceram de portas fechadas, nesta sexta-feira (2).

Segundo a PM, homens armados e com coletes à prova de bala foram vistos por moradores, que chamaram a polícia. Eles montaram uma estratégia de varredura e, durante as buscas, encontraram uma casa onde dois suspeitos separavam drogas. Eles não demonstraram resistência e foram presos. Com eles foram apreendidos um revólver, uma pistola, munições, carregadores de rádios comunicadores, buchas de maconha, balança de precisão, touca ninja, celulares e aproximadamente R$ 1.200 em dinheiro. Três coletes à prova de balas também foram apreendidos.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que após pedidos da comunidade, por conta do perigo, as aulas da Emei Primeiro de Maio, Escola Municipal Josefina Souza Lima e na Creche Seja foram suspensas. Cerca de 800 crianças foram afetadas e a reposição das aulas será feita de acordo com o calendário escolar.

De acordo a PM, a operação seguirá nos próximos dias para identificar novos suspeitos da facção criminosa que atua na área. A Guarda Municipal também reforça o policiamento na região.

*Estagiário sob supervisão de Mábila Soares