Um filhote de macaco-prego foi resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente em Barbacena, na Região do Campo das Vertentes, nessa quinta-feira (28). A ação ocorreu após denúncia de um homem, de 35 anos, que mantinha o animal em cativeiro no centro da cidade. O macaquinho está apreendido e será encaminhado aos órgãos responsáveis.
O homem alegou ter adquirido o macaco-prego no Mercado Central de Belo Horizonte, onde um vendedor oferecia o filhote em um carrinho de bebê. O pagamento, no valor de 12 mil reais divididos em duas parcelas, foi realizado na Praça 7. Durante a fiscalização, as autoridades constataram que as documentações apresentadas, como a "nota fiscal" e o "certificado de origem", eram, a princípio, falsas, levando à prisão do homem por "uso de documento falso".
Além disso, o macaquinho e o vendedor não foram encontrados nas bases de dados da SISFAUNA, e a Autorização de Manejo do Criatório que comercializou o animal, localizado em Santa Catarina, estava vencida. O comprador foi autuado por possuir um animal silvestre brasileiro sem documentação adequada.
*sob supervisão