Filme mineiro é selecionado para representar Brasil no Oscar 2023

"Marte Um" entra na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação

Redação

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (05), pela Academia Brasileira de Cinema Reprodução
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (05), pela Academia Brasileira de Cinema
Reprodução

O filme Marte Um, do mineiro Gabriel Martins, é selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, no Oscar de 2023. A premiação está marcada para o dia 12 de março.

O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (05), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. A escolha foi realizada pela Comissa~o de Selec¸a~o independente, em reunia~o virtual.

O filme trata de afeto e de esperanc¸a, e da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econo^micas e poli´ticas.

Marte Um concorreu à vaga com outros cinco filmes: A Mãe, de Cristiano Burlan; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Carvão, de Carolina Markowicz; Pacificado, de Paxton Winters e Paloma, de Marcelo Gomes.

O longa estreou no Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros no último dia 25 de agosto, depois de ser premiado no Festival de Gramado como Melhor Filme do Ju´ri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Pre^mio Especial do Ju´ri.

Este é o segundo longa do cineasta mineiro Gabriel Martins, sendo o primeiro solo, sem a parceria de Maurilio Martins, com quem fez - No Corac¸a~o do Mundo.