Funcionária apresenta atestado, posta fotos em evento e é demitida em BH

Mulher alegava estar sofrendo de depressão

Mariana Reis*

Empresa optou por demissão por justa causa, por flagrante de ex-funcionária. Getty Images
Empresa optou por demissão por justa causa, por flagrante de ex-funcionária.
Getty Images

Uma ex-funcionária de uma empresa de telemarketing de Belo Horizonte não conseguiu reverter a demissão por justa causa, após ser demitida por apresentar atestado médico e postar fotos em festas.

Ela cumpria licença após ter entregue atestado com diagnóstico de depressão. Porém, enquanto estava afastada, postou fotos nas redes sociais em uma série de eventos em São Paulo, o que motivou o desligamento por justa causa, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho.

A ex-atendente recorreu à Justiça alegando não ter sido comunicada pela empresa sobre os motivos que levaram à dispensa, já que cumpria licença médica e, como líder sindical, tinha a garantia de estabilidade provisória.

Para a juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, documentos anexados pela empresa aos autos do processo justificam a demissão por justa causa. A magistrada considerou que "as fotos não revelam o estado abatido da trabalhadora".

Além da reversão da justa causa, a ex-funcionária pediu ao Tribunal que fosse reintegrada ao posto de trabalho e indenizada pela empresa. A Justiça não acatou aos pedidos.

*Sob supervisão de Mábila Soares